São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

>> Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Não menstruei

1
"Terminei minha última cartela de anticoncepcional, menstruei e não voltei a tomar mais. Faz dois meses que isso aconteceu e, desde lá, não menstruei novamente. É normal?"

2
"Minha namorada tem 18 e toda vez que a gente tenta transar ela reclama de muita dor. Será que isso acontece por ser a primeira vez dela ou será que ela tem algum problema?"

3
"Uma menina pode engravidar caso não ocorra penetração, somente pelo contato da vagina com a cueca, caso o garoto tenha gozado? E por que, quando me masturbo, consigo gozar normalmente, porém, quando minha namorada me masturba ou mesmo quando faz sexo oral em mim, não consigo? Devo procurar algum médico?"


UMA PORÇÃO DE perguntas hoje de uma galera que está começando a se deparar com os primeiros ensaios de sua vida sexual e enfrenta algumas dúvidas típicas dessa fase. Vamos às respostas!
É normal que uma garota demore alguns ciclos para voltar a menstruar depois que tomou anticoncepcional por um tempo. Isso acontece porque os ovários estavam bloqueados pela ação dos hormônios da pílula e podem demorar alguns meses (esse tempo varia de mulher para mulher) para voltar a funcionar regularmente. Em geral, dois a três meses é o tempo em que a maior parte das garotas volta a menstruar. Se começar a demorar muito mais, cheque com o ginecologista. Um recadinho: não é porque não está acontecendo a menstruação que a menina está protegida contra uma gravidez indesejada. De uma hora para outra, ela pode voltar a ovular e o risco de gravidez volta a existir, certo?
E, por falar em gravidez, não existe risco de a garota engravidar se não ocorre penetração, ou seja, se o garoto está de cueca, mesmo que ele ejacule, é impossível que os espermatozóides vençam tantas barreiras para conseguir alcançar um óvulo perdido no meio da trompa.
E, por falar em sexo, dificuldade para ejacular quando se está com a namorada (sendo que sozinho acontece na boa) é uma queixa "prima" da dor da garota na primeira vez. Explico: ansiedade, vergonha, timidez, medo, são emoções comuns no início da vida sexual. São elas as responsáveis pelas duas dificuldades enfrentadas pelos nossos leitores iniciantes. Essas emoções podem dificultar a dilatação e a lubrificação da vagina, o que causa desconforto no momento do sexo e, no caso dos garotos, podem acelerar ou retardar o momento do orgasmo. Calma, experiência e intimidade são os maiores aliados na reversão desse quadro, certo?


Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: Cinema: Na mira dos cineastas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.