São Paulo, segunda-feira, 07 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA ESTRADA

Mayra Dias Gomes - mayradiasgomes@uol.com.br

"Lobisomens" é nova tribo jovem nos EUA

É DIFÍCIL convencer um adolescente de que tudo vai passar. Os problemas amorosos, a insegurança, as espinhas, o medo, os impulsos, a necessidade de aceitação. Passamos a adolescência inteira desejando chegar logo ao futuro, enquanto lutamos para agarrar o passado.
Acordamos todos os dias com o mesmo conflito: queremos pertencer a um grupo e ser indivíduos únicos ao mesmo tempo. Somos patricinhas, góticos, punks, emos, atletas, nerds, piranhas, esquisitos, metaleiros. Não sobrevivemos à escola sem uma etiqueta.
No auge do fenômeno mundial de "Crepúsculo", adolescentes da John Mashal High School, no Texas (EUA), viraram hit no YouTube e no noticiário por terem criado um novo "movimento": os lobisomens.
Acreditem ou não, são jovens que amarram um rabo em suas calças, usam lentes de contato que se assemelham a olhos de caninos, presas afiadas e repetem o estilo de cabelo emo.
A história é basicamente a mesma de qualquer outra geração, tribo ou moda.
O aluno Deikitsen Lupus diz que, ao se tornar parte dos lobisomens, "você ganha amigos, ganha um lugar ao qual pertencer. É aceito por ser quem é ou o que é".
Outro adolescente afirma: "Não estamos tentando intimidar ou ameaçar ninguém. Só tentamos viver nossas vidas e ficar de boa. Só queremos nos divertir".
Autoridades confirmam que as "gangues de lobos" já existem em pelo menos meia dúzia de escolas.
Muitos oferecem apoio pela internet. No site do noticiário Kens5, um jovem do sul da Flórida, nos EUA, fala sobre o congresso de vampiros do qual faz parte e diz que sente orgulho dos lobos por pertencerem a uma sub-cultura tão diferente.
Saudável ou sem noção? O que você faria se sua melhor amiga(o), irmã(o) ou filha(o) lesse os livros da Stephenie Meyer e aparecesse em casa com um rabo?


Texto Anterior: Internets - Ronaldo Lemos: Jornalismo on-line bomba festivais
Próximo Texto: Gira-gira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.