São Paulo, segunda-feira, 07 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

esporte

Kung fu animal

"Kung Fu Panda" traz personagens que inspiraram estilos de luta da vida real

KELLY CRISTINA SPINELLI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um urso panda é a estrela da nova animação da Dreamworks, que estreou na sexta. Po é um preguiçoso fanático por kung fu, que trabalha como ajudante no restaurante de macarrão do pai.
Certo dia, uma profecia diz que ele está destinado a se tornar o melhor guerreiro da região - e Po tem a chance de treinar com seus ídolos, os "cinco furiosos": a Tigresa, a Garça, o Macaco, a Víbora e o Louva-A-Deus. Sua missão é combater um vilão leopardo.
Não foi aleatória a escolha dos animais do filme, já que quase todos eles (a não ser o panda), foram inspiração para o desenvolvimento de estilos conhecidos de kung fu.
Arte marcial chinesa antiga, iniciada provavelmente na dinasita Zhou (1111-225 a.C), o kung fu tem centenas de estilos, muitos deles inspirados nos movimentos de bichos quando lutam pela sobrevivência na natureza.
O Folhateen mostra a seguir como são os estilos dos colegas de luta de Po, que podem ser aprendidos em academias de artes marciais.

GARÇA
Pássaro quieto e calmo, a garça inspirou um estilo do kung fu por seu poder de concentração. A técnica envolve meditação e ataque semelhantes aos da cobra. A idéia é não desperdiçar energia e usar golpes certeiros, muitas vezes dados com as mãos em forma de bico. É um estilo gracioso, com movimentos amplos. O lutador adquire equilíbrio e rapidez. Para evitar que o filme ficasse violento demais, os animadores não fizeram o Mestre Garça atacando com o bico.

TIGRE
O tigre é direto e agressivo -e assim agem os lutadores do estilo inspirado nele. Fazem movimentos rápidos perto do chão, investem em socos fortes e em alguns chutes acrobáticos. No treino, os praticantes exercitam os músculos do pescoço e da coluna, onde concentram sua força. Em alguns golpes, as mão imitam a garra do tigre. No filme, Mestra Tigresa tem uma personalidade que combina com o estilo: é destemida e cheia de opiniões.

SERPENTE
Sem a agressividade dos lutadores do estilo do tigre, os praticantes desse estilo se movem de maneira sinuosa, calma e silenciosa, como as serpentes à espera do momento certo para o bote. O treino exercita a coluna vertebral e desenvolve o golpe certeiro das mãos, geralmente abertas, aplicado em partes vulneráveis do corpo, como os olhos. No filme, a Mestra Víbora é também bela e charmosa, o que distrai o oponente enquanto ela prepara o ataque.

LOUVA-A-DEUS
Como é um animal pequeno e fraco, o louva-a-deus precisa desviar dos ataques de seus oponentes, reagindo com golpes rápidos e certeiros. O gancho do louva-a-deus, feito pelos lutadores usando três dedos da mão, é usado para bloquear o inimigo ou atacar pontos vitais. No filme, o Mestre Louva-A-Deus tem ainda a vantagem de ser quase invisível ao seu oponente, de tão pequeno.

MACACO
É um dos estilos mais acrobáticos do kung fu e tem pelo menos cinco versões, todas com técnicas diferentes. Como os macacos, os praticantes tentam enganar o adversário, movimentando-se rapidamente e por toda a parte, caindo, pulando e dando cambalhotas. O treino é bastante focado no uso de armas -no filme, o Mestre Macaco luta com um bastão.


Texto Anterior: Sexo & Saúde - Jairo Bouer: Programação errada
Próximo Texto: Cultura: Minas culturais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.