São Paulo, segunda-feira, 07 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinema

Programa família

Festival de Cinema Judaico traz filmes de estudantes e produções hollywoodianas sobre Holocausto

DA REPORTAGEM LOCAL

A 10ª edição do Festival de Cinema Judaico de São Paulo, que começa amanhã, traz uma nova safra de produções assinadas por jovens realizadores israelenses, ainda estudantes de cinema, que têm nas relações familiares seu tema principal.
É o caso de "Sisai", documentário de David Gavros, 29, premiado no Jerusalém Film Festival do ano passado, que passa sexta, às 14h30, na Hebraica, e sábado, às 19h no MIS. Em sua estréia na direção, Gavros acompanha o encontro de seu irmão adotivo com o pai biológico na Etiópia.
Dos seis filmes de estudantes que serão exibidos no festival, quatro são documentários. "Em Israel, não temos orçamento suficiente para grandes filmes de ficção, então fazemos documentários. Acho que é o que podemos fazer melhor. Nosso drama não é tão forte quanto o de Hollywood, mas temos ótimos documentários ", conta Gavros.
A família também dá a tônica de outra produção que integra a mostra, o divertido "Entes Queridos", de Dominic Harari e Teresa Pelegri, que retrata um importante encontro familiar, em que a filha mais velha, de família judia, apresenta seu noivo palestino aos parentes. O filme tem exibição quarta, às 19h, na Hebraica, e quinta, às 14h, no Cinesesc.
O olhar hollywoodiano sobre o Holocausto também tem vez na programação, em títulos como "A Lista de Schindler" e "O Pianista", ambos vencedores de Oscar.
O festival acontece simultaneamente no clube A Hebraica (r. Hungria, 1.000, tel. 3818-8888), no Museu da Imagem e do Som (MIS, av. Europa, 158, tel. 3062.9197), no Centro da Cultura Judaica (r. Oscar Freire, 2500, tel. 3065-4333) e no Cinesesc (r. Augusta, 2075, tel. 3082-0213), de amanhã a domingo. A programação completa pode ser encontrada no site www.fcjsp.com.br.
(LETICIA DE CASTRO)


Texto Anterior: O ataque dos indies
Próximo Texto: 02 Neurônio: Um diamante ou uma TV?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.