São Paulo, segunda-feira, 07 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCUTA AQUI

Álvaro Pereira Júnior - cby2K@uol.com.br

No escuro, pelas ruas de Amsterdã

Não lembrava que Amsterdã era tão escura. Parece o Soho de Londres, só que bem apagado. Na verdade, não lembrava que era escura nem de nada mais. Fazia 23 anos que não pisava aqui.
Não lembrava que havia tantas "coffee shops" (nome disfarçado para os botecos que vendem maconha legalmente). Sei lá, achava que eram todas concentradas em um bairro só, naquela praça, a Leidseplein.
Não lembrava que o "Red Light District", o bairro da prostituição, ficava tão perto de áreas residenciais. Achei legal ver vários tiozinhos passeando em frente às prostitutas que dançavam nas vitrines. Vi também um casal com um bebê no carrinho, no sossego, desviando dos turistas chapados.
Não me lembrava que se via tão pouca polícia na rua, mesmo nas ruas de chapa mais quente. Tipos que no Brasil não circulariam cinco minutos sem tomar uma geral aqui andam sossegados, são os donos das ruas.
Engraçado, tendo na cabeça o contexto brasileiro, descrever uma cidade como Amsterdã. Pelos parágrafos acima, você pode pensar que vim parar no império da bandidagem. Nada disso -Amsterdã é asséptica. Anódina. E estranhamente silenciosa.
Ausente por mais de duas décadas, e há apenas 48 horas na área, não dá para formular nenhuma grande teoria. Para piorar, com muito trabalho, mal saí do hotel. Assim, escrevo sobre o entorno, o tal Centrum, como eles chamam.
"Amsterdam", o livro, é um romance de Ian McEwan, que, se bem me lembro, termina com homicídios mútuos (!) e trata de crocodilagens no meio jornalístico.
Exceto por uma cena, em que um sujeito é traído profissionalmente pelo melhor amigo, não lembro de muita coisa. Não lembro nem por que o livro -que adorei na época, segunda metade dos anos 90- se chama "Amsterdam". Deve ser alguma coisa com a palavra: Amsterdã. Esqueço tudo o que tem a ver com ela.

PLAYER

BAIXE
"I Gotta Feeling", Black Eyed Peas

Será que essa música, desse pedaço de felicidade, tem cem anos e só eu não conhecia? L.A. na veia!

OUÇA EM STREAMING
Nid & Sancy
Escalados para um festival de electro em Amsterdã. Mal ouvi o som, mas o nome é demais! Aqui: is.gd/2q0qa.

DELETE
Língua holandesa
Que me desculpem os falantes, mas às vezes parece inglês errado, às vezes alemão errado.


Texto Anterior: Como se faz um chef
Próximo Texto: Música: Voz própria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.