São Paulo, segunda-feira, 08 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JOGOS

jogando a sério

Game on-line colaborativo pede soluções fictícias para problemas reais

DA REPORTAGEM LOCAL

Da próxima vez em que alguém lhe disser que quem joga videogame está por fora da realidade, responda indicando este link: www.urgentevoke.com.
É o endereço do jogo "Urgent Evoke" (algo como "chamado urgente"), que tem como objetivo divertir e, enquanto isso, ensinar a mudar o mundo.
O game, financiado pelo Banco Mundial (instituição financeira internacional que faz empréstimos a países em desenvolvimento), começou na quarta passada e vai até 12 de maio, com a graduação dos jogadores da temporada.
"Urgent Evoke" convida internautas do mundo inteiro -e o convite é feito com especial carinho a jovens africanos- a embarcar em uma realidade alternativa em que encontram as soluções para problemas reais como fome e falta de água.
No game, os participantes recebem missões que têm de resolver não apertando botões rapidamente, mas usando muita criatividade.
Uma das tarefas já disponíveis pede que o jogador se imagine daqui a dez anos, quando acontecer uma hipotética crise alimentar no Japão. As respostas podem ser feitas em foto, vídeo ou post em blog.
Por meio desses esforços de imaginação, o jogo cria e compartilha conhecimentos sobre temas como empreendedorismo e sustentabilidade. É quase um curso on-line de boas práticas. Chatice? Talvez. Mas assista ao trailer e decida.


Texto Anterior: Ciência: Célebres erros
Próximo Texto: 02Neurônio: Não acreditamos em Dia Internacional da Mulher
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.