São Paulo, segunda-feira, 08 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIÊNCIA

célebres erros

Organização inglesa aponta barbaridades que famosos dizem na hora de falar de temas cientÌficos

DIOGO BERCITO
DA REPORTAGEM LOCAL

As pessoas em geral -e não apenas as celebridades- estão acostumadas a dar seus pitacos em assuntos científicos, mesmo que não tenham a menor familiaridade com esses temas. Mas quando quem está falando bobagem está nos holofotes, a situação toma outro tamanho, e a voz do desconhecimento ecoa mais longe. Confira alguns dos casos levantados em 2009 pelo projeto britânico Sense About Science (razão sobre ciência, em inglês), que monitora as declarações "científicas" dos famosos no exterior

>> A atriz americana GWYNETH PALTROW andou enfatizando a importância de comer apenas alimentos orgânicos. "Quando li sobre o que pesticidas fazem com animais pequenos, pensei 'Por que eu exporia meu filho a isso?'", disse.

NA VERDADE - Ok, mas é a dose que faz o veneno, e as quantidades encontradas na comida são bem mais baixas do que as testadas em animais e não há evidências de que façam mal a humanos.

>> A ex-modelo HEATHER MILLS, militante dos direitos dos animais, disse que quando você come carne "ela fica no intestino por 40 anos e apodrece, e acaba causando 'a doença de que você morre'".

NA VERDADE - As proteínas da carne, como as demais, são absorvidas no intestino delgado. O que não é digerido é expelido mecanicamente em questão de dias, nas fezes.

>> Segundo a biografia de SARAH PALIN, vice-candidata à Presidência dos EUA em 2008, a religiosa republicana não acredita que o homem -criatura que pensa e que ama- descende de "macacos que eventualmente desceram das árvores".

NA VERDADE - As evidências fósseis e genéticas da evolução são concretas, não dependendo de opinião. Além disso, falar em "descer das árvores" faz a evolução parecer um evento repentino, quando na verdade durou milhares de anos e aconteceu aos poucos.

>> Famosas como MEGAN FOX, CINDY CRAWFORD e FERGIE disseram por aí que bebem vinagre para ajudar na digestão de gorduras. "Percebi mudanças no meu estômago", diz a vocalista do Black Eyed Peas.

NA VERDADE - Por mais atrativa que possa ser a possibilidade, beber vinagre não ajuda o fígado a desintoxicar o organismo.

>> O ator inglês ROGER MOORE, que interpretou James Bond por sete vezes nos cinemas, afirmou que há pesquisas que apontam que comer foie gras (patê de fígado de ganso) pode causar Alzheimer, diabetes e artrite reumatoide. "É um jeito saboroso de virar paciente terminal", disse Moore.

NA VERDADE - Nenhum alimento deve ser visto isoladamente como a causa de qualquer doença. A comida é transformada em componentes básicos durante a digestão, e é o equilíbrio desses componentes que importa para a saúde.


DICAS DE CIENTISTAS PARA EVITAR PAPO FURADO

1 Evidência cientifíca não é só um ponto de vista
2 Alimentação não é a causa nem cura de tudo
3 Tudo é feito de componentes químicos, então nada é realmente "livre de química"
4 O efeito de um elemento químico depende da dose

Fonte: Sence About Science 2009, www.senceaboutscience.org


Texto Anterior: Festas de arromba
Próximo Texto: Jogos: Jogando a sério
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.