São Paulo, segunda-feira, 08 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

A camisinha ficou dentro da vagina!

"Tenho 21 e ainda sou virgem, mas minha amiga sempre me relata suas aventuras amorosas. Outro dia a camisinha ficou dentro de sua vagina. Quais os riscos? Como evitar? O que fazer para tirar a camisinha?"

"Tenho 17 e queria saber como se usa lubrificante com camisinha. É melhor passar dentro ou fora da camisinha? Pode usar o lubrificante direto na vagina? Isso não aumenta a chance de o preservativo escapar? Tira a sensibilidade?"

PARA COMEÇAR, os lubrificantes que podem ser usados com as camisinhas são aqueles feitos à base de água e que são achados nas farmácias ao lado dos preservativos. Eles não interferem na sensibilidade e podem facilitar a relação sexual (principalmente para as garotas que têm dificuldades com sua lubrificação natural).
Os lubrificantes devem ser usados do lado de fora da camisinha e também podem ser aplicados diretamente na vagina. Embora alguns garotos usem um pouco de lubrificante dentro da camisinha, para facilitar sua colocação, essa não é uma boa idéia, já que isso pode aumentar a chance de a camisinha escapar durante a transa.
Aliás, é bastante incomum que uma camisinha escape do pênis se a colocação foi bem feita. O garoto deve se certificar se desenrolou a camisinha toda sobre o pênis. Depois, deve lembrar que gel lubrificante só deve ser aplicado na vagina ou na parte externa da camisinha.
Além disso, alguns garotos podem ter o pênis mais fino, o que poderia, em tese, facilitar que uma camisinha padrão escapasse. Para isso, existem os preservativos mais justos (tamanho teen). Para terminar, é bom tirar o pênis da vagina assim que acontecer a ejaculação, já que, logo depois disso, o pênis pode perder sua rigidez (ereção) e facilitar tanto o vazamento de esperma como o escape do preservativo.
Se, eventualmente, uma camisinha escapar e ficar retida na vagina, a primeira tentativa da garota deve ser tentar retirar o preservativo com ajuda de dois dedos, como se fosse fazer um movimento de pinça. Quando isso não der certo, é importante procurar o ginecologista para que ele faça a retirada.
Uma camisinha presa na vagina pode causar infecções graves. Se ocorreu a ejaculação ou se há a menor suspeita de uma DST (doença sexualmente transmissível) é importante que a garota também procure o médico para cuidados suplementares como a pílula do dia seguinte. É isso!


Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: DVD: Homem-aranha 3
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.