UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escola é opção mesmo quando não há aulas

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Dois grandes projetos que têm como objetivo melhorar as condições de lazer, cultura e educação na periferia começaram a funcionar neste ano: o CEU (Centro de Educação Unificado), da prefeitura, e o Escola da Família, do Estado.
"O CEU é o grande destaque dessas férias para o jovem da periferia", afirma Alexandre Youssef, titular da Coordenadoria da Juventude do município. Cada unidade conta com cinema, teatro, quadras poliesportivas e pista de skate, além de promover atividades culturais nas férias.
O primeiro CEU foi inaugurado em julho no distrito de Lajeado, em Guaianazes. Até o final de janeiro, a prefeitura pretende inaugurar 21 unidades, ao custo de R$ 13 milhões cada. Dessas, 17 já estão em funcionamento.
Com um investimento de R$ 60 milhões, o projeto Escola da Família começou a funcionar em outubro a partir de uma parceria do Estado com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
Com a implantação do programa, todas as escolas da rede estadual -cerca de 1.000, só na capital- ficam abertas à comunidade no final de semana e oferecem atividades como futebol, basquete, vôlei, cursos de teatro, dança e capoeira e pré-vestibular, entre outras coisas.
Segundo o diretor de Projetos Especiais da Secretaria Estadual de Educação, Paulo Barbosa, o programa visa desenvolver atividades nas escolas em quatro frentes: cultura, esporte, saúde e qualificação para o trabalho. "Toda a estrutura é independente da rede estadual. A idéia é integrar alunos, pais, professores e funcionários com a escola, que, às vezes, é o único lugar onde o jovem da periferia encontra esse tipo de atividade", afirma Barbosa. Segundo ele, ainda não é possível abrir as escolas todos os dias das férias, mas essa é a meta para o ano que vem.



Texto Anterior: Região privilegiada oferece cultura farta e muitas formas de consumo
Próximo Texto: Todas as pistas do Brasil
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.