UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOLHATEEN EXPLICA

MEC divulga proposta de mudanças no provão

DA REDAÇÃO

Não adianta querer boicotar. A proposta de mudanças no Exame Nacional de Cursos, mais conhecido como provão, prevê outros critérios de avaliação das universidades, mas a obrigação de o aluno passar pela prova foi mantida.
E mais: em vez de apenas uma prova seriam duas, uma no final do primeiro ano e outra no fim do curso. Só que os exames deixariam de ser aplicados todos os anos para os mesmos cursos. O projeto prevê que cada curso seja avaliado uma vez a cada três anos.
No primeiro ano, serão avaliados todos os cursos da área de saúde, educação e ciências biológicas. No ano seguinte, será a vez das áreas de engenharia e ciências da terra. Três anos depois, o restante das áreas será avaliado para que os cursos de saúde, educação e ciências biológicas voltem a ser analisados após três anos.
Na tentativa de aperfeiçoar a forma de avaliação e de medir não apenas a qualidade de seus alunos, a proposta apresentada na semana passada pelo ministro da Educação, Christovam Buarque, transforma a prova em um dentre quatro itens que passariam a compor um Índice do Desenvolvimento do Ensino Superior (Ides).
Os resultados do provão seriam apenas um indicador de aprendizagem da instituição, e o MEC integraria a ele os seguintes itens: 1) o processo de ensino (um conjunto de informações referentes aos professores); 2) a capacidade institucional (informações sobre a oferta de programas de pós-graduação, produção científica e instalações físicas) e 3) envolvimento do curso com a sociedade (dados que mostrem a contribuição do curso como conteúdo voltado para solução de problemas nacionais).
Na opinião de Gustavo Petta, presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), com o novo sistema de avaliação do ensino superior, vão acabar os boicotes de alunos ao provão.
"Sempre fomos a favor da avaliação, mas o provão analisava o aluno, não a instituição ou o curso."



Texto Anterior: Game on: Duelo de titãs da bola
Próximo Texto: Estante: A herança do rock'n'roll nos quadrinhos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.