UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTANTE

A herança do rock'n'roll nos quadrinhos

LUÍS AUGUSTO FISCHER
COLUNISTA DA FOLHA

Desde os anos 50, quando o rock se apresentou no cenário, as coisas nunca mais foram as mesmas. Desde sua chegada, tudo foi de filtrado pelo espírito irreverente, contestador, irônico e, às vezes, esquisito do estilo musical norte-americano, que logo tomou conta de todo o Ocidente, impulsionado também pelo cinema.
Aqui, uma das primeiras gravações de rock, talvez a primeira mesmo, foi protagonizada por uma cantora que não tinha nada disso. Era Nora Ney, falecida ainda há pouco, especializada em boleros e sambas-canção lentíssimos e tristíssimos, que surpreendentemente gravou o famoso "Rock Around the Clock", mas com o nome brasileiro de "Ronda das Horas". Era 1955. Por que foi ela quem a gravou? É que a pronúncia do inglês dela era a melhor da gravadora... E isso há apenas 50 anos.
Daí por diante a gente pode acompanhar uma série de iniciativas de manter o tal espírito do rock. Uma contribuição nova para ele é o livro de quadrinhos de Márcio Baraldi, chamado "Roko-Loko e Adrina-Lina". São dois personagens tomados dessa atitude rock'n'roll e que atuam numa vida como a que todos nós conhecemos. Às vezes são pequenas histórias, espécie de conto de fadas sobre guitarra e contestação, noutra vezes são tiras maiores.
Em uma delas, por exemplo: chega ele, o Roko-Loko, perto dela, a Adrina-Lina, com uma caixa de camisinhas musicais, com som do Doors, do Metallica, do Ramones, do Sepultura, e assim por diante. Uma delas não tem identificação. Eles resolvem experimentar. E o som é horrível. Boas historinhas para minutos de diversão.


"Roko-loko e Adrina-lina"
Autor: Marcio Baraldi
Editora: Opera Graphica
Contato: www.operagraphica.com.br
Quanto: R$ 10



Texto Anterior: Folhateen explica: MEC divulga proposta de mudanças no provão
Próximo Texto: Balão: Onde está Robin?
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.