São Paulo, segunda-feira, 09 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Porque eu vou votar?

"Tirei o título, mas vou anular meu voto. Isso porque, em vez de mostrar seus programas de governo, os políticos estão mais preocupados em mostrar artistas em seus programas na TV. E eu acho isso super errado."
Camila Bezerra D'Oliveira, 17

"Penso que é legal dar a sua contribuição. O voto é uma forma de mudar a sociedade, que tem de melhorar. Ainda não sei em quem votar. Está difícil escolher um candidato porque no programa eleitoral eles só se acusam e não falam de propostas."
Walter Dzerounian, 16

"Só tirei o meu título agora porque achei que essa eleição era mais importante por eleger presidente e governador. Se fosse para outros cargos, eu nem tiraria, esperaria até os 18 anos."
Sheila Orui, 17

"Um dos motivos básicos de eu votar é que estou contribuindo para decidir o futuro do meu país. Depois, como eu votei, poderei cobrar alguma atitude do governo."
Vinícius Garcia Ruiz, 16

"Queria acabar com a violência, dar educação para as pessoas menos favorecidas e acabar com a roubalheira da política. Mas não acho que nenhum candidato chegue perto de realizar essas coisas. Ainda estou indeciso, mas eu vejo debates, horário político e jornal, porque eu quero ver quem vai ajudar mais o povo."
Roberto Zuardi, 16

"Se todos os jovens pensassem igual a mim e votassem, escolhendo as melhores propostas para o Brasil, o país mudaria. Essas melhores propostas são as cabíveis, pois o Brasil precisa de um pouco de tudo."
Sílvio Mandetta, 16

"Votarei para fazer parte do país, para me sentir cidadã. É preciso mudar tudo, começando pelas pequenas coisas. Não adianta querer ser logo uma superpotência, é preciso começar pela base, pelo emprego e pela educação."
Juliana Ribeiro, 16

"Não acho que eu tenha capacidade para votar."
Marcello Biazolli Silva, 16

"Se há uma maneira de a gente tentar fazer a diferença, é votando. É um direito e um dever. Ainda não decidi meu voto, mas vou votar analisando o currículo do candidato e as propostas dele."
Beatriz Rodovalho

"Vou exercer o direito de votar escolhendo um candidato que eu ache que vá melhorar o país. O jovem tem de procurar um candidato que tenha alguma coisa a ver com o que ele quer."
João Victor Cunha Alves de Toledo, 16

"Eu quis votar, mas estava muito lotado para tirar o título. O que importaria no meu voto é o que mudaria no país, a educação a violência, a desigualdade social, essas coisas de que todo mundo fala."
Mariana Candiotto, 16

"Tentei tirar o título, mas a fila era enorme. Acabei deixando para lá. Não acho que o voto seja uma obrigação. Meu voto não faz diferença."
Beatriz Barreto, 16

"Não quis votar porque eu acho que com 16 anos algumas pessoas têm cabeça, mas há outras que não sabem em quem votar nem têm condições de escolher o melhor candidato."
Verônica Recolde, 16

"Não vou votar. Não gosto de política. Qualquer coisa é melhor que política."
Letícia Tomaselli, 16

"Nunca fiquei com vontade de votar. Dá muito trabalho para tirar o título e eu não gosto de política. É importante votar, mas outras pessoas podem fazer isso por mim."
Roberto Tena, 17

"Não vou votar porque não há nenhum candidato decente nem à Presidência nem ao governo do Estado. Um candidato decente teria de ser sério, não mentir e fazer alguma coisa pelo povo sem roubar, e a maioria sempre desvia alguma verba. Acho que falta política para a juventude, eles só falam dos jovens em época de eleição."
César Botelho, 16

"Não voto. Não quero participar. Talvez haja uma bagunça no governo porque não existem presidenciáveis confiáveis, que falem a verdade. Não quero participar disso. Acho que os jovens deveriam participar, mas também acho que deveria haver candidatos melhores."
Marco Antonio Bini, 16

"Por duas vezes, tentei tirar o título. Eu fiquei meio decepcionado de não conseguir tirá-lo por causa da burocracia, mas já desencanei. Mesmo assim , vejo as campanhas e fico com vontade de votar."
João Pedro Garcia Caleiros, 16

"Não tirei o título porque eu estava com preguiça e porque também achei que eu não estava preparada. Acho que votar não deveria ser obrigação, o voto não deveria ser obrigatório nem mesmo depois dos 18 anos."
Carolina Gancho de Almeida, 16

"Eu estava meio insegura porque achei que não estava preparada para votar, achava que eu podia votar na pessoa errada."
Juliana Mendes Marques, 16

Kaká
20, atacante do São Paulo
"Quem tem mais de 16 anos deve votar. O jovem faz parte da população e, quando terminar o mandato do presidente que ele ajudou a escolher, ele estará na faculdade ou partindo para um emprego e as deciões desse presidente serão importantes para o futuro dele."

Wanessa Camargo
19, cantora
"Tirei meu título de eleitor com 17 anos e acho que o jovem deve votar com consciência, analisando as propostas e tirando as suas próprias conclusões. Os jovens não devem votar apenas em quem seus pais acham que é melhor"

Franco Finato
23, o Kiko do KLB
"Acho que é importante as pessoas de 16 e 17 anos votarem, com consciência e com o pé no chão, sabendo que elas estarão participando das eleições não só para mudar o seu futuro como o futuro de todo mundo."



Texto Anterior: Votar pra quê: Eleitores ou desertores?
Próximo Texto: Games: Painstation oferece jogadas de alto risco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.