UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNO

Novo "três em um" toca rádio on-line, mas ainda depende do micro

MARCELO VAZ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma das coisas mais legais da internet é a facilidade para ouvir rádios de todo o mundo e reviver um hábito que nossos pais tinham -com a diferença que eles usavam receptores de ondas curtas, uma frequência parecida com a AM cujo alcance pode ser internacional.
De todo modo, logo não será mais preciso ficar na frente do micro para trocar a estação (o que é muito chato). A Philips está testando o Streamium MC-i250, versão sem fio de um microsystem que toca "webrádios" lançado lá fora há meio ano.
Só não ache que é o fim do seu velho "três em um". Como toda novidade, tem limitações. No caso, só dá para ouvir rádios do Azerbaijão se o PC estiver ligado, uma dependência que não faz muito sentido.
Outro problema é que o Streamium não exige apenas uma conexão, mas sim banda larga, o que inviabiliza o lançamento em mercados como o do Brasil, onde só 500 mil internautas têm alta velocidade.
Mas a idéia é boa e deve interessar a todos os fãs de rádio interessados pelo que rola no mundo. Quando (se) essa tecnologia se tornar independente do computador, terá tudo para conquistar também o rádio do carro e o walkman -afinal, melhor que ter à mão centenas de estações e fugir da programação nacional, só mesmo poder escutá-las no quarto, na sala, na praia, no busão...

E-mail - walabibi@uol.com.br


Texto Anterior: 02 neurônio - Jô Hallack/ Nina Lemos/ Raq Affonso: A pílula e os aborígenes
Próximo Texto: Internotas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.