São Paulo, Segunda-feira, 10 de Julho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Garoto diz que "passa mal" toda vez que tem de falar ao telefone

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

"Tenho muito medo de atender o telefone. O coração dispara, tremo muito e quase não consigo segurar o aparelho. Isso está me causando problemas no trabalho. Só posso falar ao telefone em uma sala onde ninguém esteja por perto. As outras pessoas estão percebendo e devem achar que sou louco. O que faço?"
A dificuldade que você está enfrentando é muito mais comum do que imagina. Muita gente sente o coração disparar, tem tremores nas mãos e fica com mal-estar e medo em situações que são triviais para as outras pessoas.
Assinar cheques, comer sozinho em restaurantes, esperar em filas e até falar ao telefone são exemplos de situações que podem deixar as pessoas muito mal.
Por trás dessa história toda, em geral, está um distúrbio de ansiedade conhecido como fobia social. Existe um medo inexplicável da pessoa de estar sendo avaliada ou julgada pelos outros.
Situações assim podem gerar tanta ansiedade que acabam aparecendo essas sensações físicas desagradáveis. No seu caso, falar ao telefone acaba virando uma tarefa complicadíssima, não é mesmo?
Para resolver essa dificuldade, o melhor mesmo é procurar um psiquiatra. Ele vai avaliar exatamente o que está acontecendo e propor o melhor tratamento.
Você pode provavelmente optar entre tratamentos que utilizam apenas a terapia e outros que combinam medicações que controlam a ansiedade associadas a técnicas específicas para lidar com as situações estressantes.



e-mail: jbouer@uol.com.br



Texto Anterior: Sexo - Rosely Sayão: Sexo oral rola naturalmente e não precisa ser "combinado" antes
Próximo Texto: Rápidas
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.