São Paulo, segunda-feira, 10 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme é menos ousado que livro

CARLA DE WOLF
ESPECIAL PARA A FOLHA

O filme italiano "100 Escovadas Antes de Dormir", que estréia no Brasil no próximo dia 28, é forte, tem cenas quentes, porém não tão ousadas quanto o livro que o inspirou, o diário da adolescente italiana Melissa Panarello (publicado no Brasil em 2004).
O filme mostra uma fase conturbada na vida de Melissa, a personagem principal, em que ela começa a definir sua personalidade e descobre o amor.
Com pais ausentes, ela se distancia da família. A avó, que acaba sendo internada em um asilo, parece ser a única que a entende.
Melissa se apaixona por um garoto mais velho, Daniele, que não se importa com seus sentimentos, apenas com sexo. Perturbada, ela tenta se afirmar como mulher e decide satisfazer todas as vontades do rapaz.
Porém, após sofrer muitas humilhações, decide se vingar de tudo e de todos, fazendo sexo com quem aparecer.
A inconseqüência com que Melissa cede seu corpo é contrabalançada, noite após noite, com o momento de escovar o cabelo cem vezes, do jeito que sua avó havia lhe ensinado, lembrando que ainda era uma menina. Eram as escovadas que a faziam ver a beleza em si, uma beleza que os homens que desejavam seu corpo não viam, a beleza do amor guardado para alguém que fosse melhor do que aquela vida.
O livro retrata bem esse período de mudança. O filme parece ser apenas a história de uma menina extremamente ingênua que tenta se impor e mostrar que não é mais uma criança, mas que se torna exatamente o que não pretendia ser: um brinquedo sexual.
O fim dessa fase se dá com um baque que a traz de volta para a realidade. Ela descobre que deixou de ser criança e não precisa se sujeitar a ninguém. Pode viver a vida normal de uma adolescente, com as amigas e, quem sabe, um namorado de verdade.


CARLA DE WOLF , 17, é estudante do terceiro ano do ensino médio


Texto Anterior: Meninas liberadas
Próximo Texto: Cartas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.