São Paulo, segunda-feira, 10 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

02 Neurônio

Jô Hallack, Nina Lemos, Raq Affonso
02neuronio@uol.com.br

A moda e a breguice

"A MODA é uma ditadura. Obedeça ou fique brega." O slogan de um shopping do Rio de Janeiro estampado na página do jornal parecia uma piada. Sim, porque não é possível que, em pleno século 21, alguém consiga pensar esse tipo de coisa. Aliás, esse pensamento é impensável desde o tempo das cavernas.
O mais bizarro, no entanto, não é algum descabeçado acreditar numa idiotice dessas. É isso ser usado como um slogan publicitário! Ou seja, um idiota pensou e muitos outros idiotas aprovaram tal idéia!!! E ainda ganharam a maior grana.
Em primeiro lugar, nenhum publicitário poderia formular tal slogan. Isso porque os publicitários não são parâmetro fashion pra ninguém. A classe é responsável, entre outras coisas, pela disseminação dos modismos mais bregas da história da humanidade. Como, por exemplo, o uso de gravatas com bichinhos de desenho animado.
Em segundo lugar, publicitariamente falando, isso é incrivelmente anacrônico. Vivemos a era da customização e da busca pelo individualismo, onde todo mundo quer ser diferente. A publicidade e a própria indústria da moda perceberam isso e tentam vender esse conceito. Um tênis branco que vem com canetinhas para você pintar. Uma campanha de TV que diz que o bonito é ser você mesmo.
E, por último, o mais importante: como pode alguém achar que uma ditadura é uma coisa boa? A São Paulo Fashion Week pode provar: a moda não é uma ditadura, é uma farsa. Uma farsa divertida, sim. Gostamos de desfiles, de sapatos e de liquidações. Mas, se você achar que precisa seguir a moda porque ela é uma ditadura, você não é brega, você é MALUCO.
Fora isso, sim, vamos brincar de moda assistindo aos desfiles que começam essa semana. Vamos falar "eu preciso daquela roupa". Mas porque é divertido. Só por isso.

Momento de histeria

A vida ou é punk ou é brega

Texto Anterior: Não gostei
Próximo Texto: Vestido para matar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.