São Paulo, segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

O que fazer para evitar a gripe suína?

Está certo que, nessas últimas semanas, só se fala da influenza A, a gripe suína, provocada pelo vírus H1N1, mas hoje resolvi bater na mesma tecla para Pedir uma atenção especial do pessoal mais jovem.
Tem muita gente preocupada depois que alguns adolescentes, antes saudáveis, desenvolveram as formas mais graves da doença. Os especialistas ainda não têm uma explicação para esses casos.
O fato é que estamos em pleno inverno, estação propícia ao aparecimento de infecções respiratórias, como resfriados e gripes comuns. Assim, muitas pessoas, inclusive jovens, andam muito encanados com a possibilidade de estarem com a gripe suína.
O adiamento do início das aulas, que aconteceu em várias cidades do Brasil, foi uma tentativa de evitar que os jovens fiquem em locais fechados e cheios, como uma sala de aula, por um período prolongado de tempo. Mas essa não é uma medida aceita por todos os especialistas. Há quem ache isso exagerado e desnecessário, e outros que pensam que é uma decisão prudente.
Sem entrar no mérito dessa questão e também evitando criar um clima de pânico, é importante se lembrar de algumas medidas básicas de higiene e de cuidado com a saúde para tentar controlar essa epidemia:
Quem ficar gripado deve procurar descansar e se recuperar em casa, não indo ao trabalho ou à escola. Se aparecerem sintomas como febre alta, dores no corpo ou dificuldade respiratória, procure um médico. Evite tossir ou espirrar na cara dos outros -use, se possível, um lenço de papel quando for espirrar ou tossir.
Lave bem as mãos, várias vezes durante o dia, evitando levar à boca possíveis vírus causadores de doenças. Não compartilhe objetos de uso pessoal.
Tente evitar ambientes fechados, cheios de gente e sem circulação de ar. Não tome remédios por conta própria- os antivirais contra a gripe suína devem ser prescritos pelo médico, quando ele suspeitar da doença.
Enquanto uma vacina não chega (ela está sendo prometida para até o final do ano), esses cuidados podem evitar que a epidemia aumente ainda mais e que as pessoas adoeçam com as formas mais graves da gripe.


Texto Anterior: Saiba mais: Bolsa integral
Próximo Texto: 02 Neurônio: Máscaras de gripe suína não cairão sobre suas cabeças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.