UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SEXO

Testosterona é mais ligada ao prazer sexual do que se imagina

DO COLUNISTA DA FOLHA

Uma notícia divulgada na semana passada mostrou que o hormônio masculino testosterona está muito mais ligado à questão do prazer sexual do que se imaginava. Pesquisadores da Universidade de Chicago pagaram a estudantes para medir, sem que eles soubessem, o nível dos seus hormônios.
Os estudantes eram recebidos por uma bonita jovem auxiliar de pesquisa. Os testes de saliva mostraram que mesmo um rápido contato com a garota foi suficiente para aumentar os níveis de testosterona nos homens em até 30%.
Quanto mais os jovens se sentiam atraídos pela moça, maiores eram os níveis do hormônio. Não foi registrada mudança nos níveis de hormônio dos estudantes recebidos por outro homem.
A testosterona há muito tempo é ligada ao desejo masculino. A liberação desse hormônio nos animais causa comportamentos agressivos ou galanteadores. A equipe da universidade acredita que isso possa acontecer com os homens.
É bom lembrar que os níveis de testosterona atingem o auge nos jovens de pouco mais de 20 anos e, depois, diminuem gradualmente. Homens casados ou que vivem relacionamentos mais longos têm níveis mais baixos que os que ainda são solteiros e vivem no campo das conquistas. Será esse um lado mais "animal" do ser humano? (JB)


Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Quem fica loucão na balada pode acabar em roubada
Próximo Texto: Científicas: Plástico biodegradável
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.