São Paulo, segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

02 Neurônio

>>Jô Hallack >>Nina Lemos >>Raq Affonso

02neuronio@uol.com.br

http://02neuronio.blog.uol.com.br

O fim das fotos de verão...

ANTES, AS fotos de férias eram feitas em câmeras com filmes. Isso gerava uma expectativa horrível e ótima (como em geral são as expectativas), pois tínhamos que gastar 36 poses e -só depois- revelá-las. Depois, lá pelos anos 90 (e muitos de vocês não se lembram disso), o bacana era tirar fotos de polaróide porque, olha o milagre, você podia ver as fotos quatro minutos depois. Assim que elas secavam! Megatecnológico e megacaro.
Hoje, tiramos fotos com as nossas minicâmeras e fazemos filminhos com nossos celulares. Tudo lindo. E o que importa é que nada disso tirou a mágica das maravilhosas fotos de férias. As melhores, como se sabe, são aquelas deliciosamente cafonas, com todo mundo de biquíni amontoado na praia e com o cabelo emplastrado de água do mar. Incrível. Dá até pra sentir cheiro de maresia.
A gente tenta acreditar na humanidade, é fato. E achávamos que coisas simples e incríveis como fotos de verão nunca seriam atingidas pela loucura humana e capitalista. Mas não! Somos umas ingênuas, isso sim. As fotos de férias correm o risco de serem para sempre maculadas.
Isso porque agora pululam pela internet dicas de "como apagar suas celulites nas fotos usando o Photoshop". É uma coisa bem simples, que qualquer mortal pode fazer e que promete "limpar" as celulites contidas nas pernas das moças felizes que sorriem nas fotos com os cabelos empapados de água do mar.
Vocês entendem o grau da loucura? Depois de tirar a foto, ao invés de mandar na hora para os amigos por e-mail, com o subject "eu amo as nossas férias", a moça neurótica passará horas procurando imperceptíveis buraquinhos em suas pernas e... os apagando! Socorro!
Em breve, as fotos de férias parecerão com as de celebridades em revistas. Aquelas em que todos os rostos ficam com a pele chapada e toda boca parece ganhar alguns mililitros de botox. Isso sem falar na brancura radioativa dos dentes.
Não, não vamos editar nossas fotos de férias de verão. E esperamos que você não faça o mesmo. E, se souber que alguma amiga sua pretende usar o tal software, faça um belo de um chifrinho na moça na hora do clique.
Putz, mas depois ela pode apagar o chifrinho usando o Photoshop. É, se nem os chifrinhos sobreviverem, é o triste fim das lindas, cafonas e autênticas fotos de verão.


Momento de histeria

Amor de verão não sobe a serra

Texto Anterior: Site fará show secreto
Próximo Texto: Heróis da resistência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.