São Paulo, segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amy MacDonald, 20

Enquanto Winehouse perde o controle, duas cantoras podem roubar o lugar dela; conheça essas ameaças

DA REPORTAGEM LOCAL

Os integrantes do Arctic Monkeys resolveram montar uma banda depois de ouvir Strokes. Ou seja, nada do rock clássico, de Beatles, de Stones, citados como influência em dez entre dez roqueiros, havia passado pelos ouvidos desses moleques que pertencem a uma geração que nunca comprou um CD.
Com a escocesa Amy MacDonald, 20, o processo de desenvolvimento artístico se deu de modo parecido. No início da adolescência, sua maior influência foi o disco "The Man Who", do grupo de britpop dos anos 90 Travis. A atitude de Amy no palco, acompanhada apenas do violão, foi inspirada em um acústico do encrenqueiro Pete Doherty. Ou seja, nada com mais de 10 anos.
Em seus primeiro shows, ela tocava, por exemplo, "Mad World", da dupla oitentista Tears for Fears, mas na versão lenta, como a do filme "Donnie Darko" (2001), estrelado pelo ator Jake Gyllenhaal ("Ele é a coisa mais linda que jamais foi criada", diz em seu site (amymacdonald.co.uk).
E assim, no disco de estréia dessa garota normal, "This Is the Life" (sai nos EUA amanhã), ouvimos a honestidade que só uma cantora sem vícios do showbiz poderia gravar.
Seguindo principalmente o estilo folk, ela discorre sobre temas quase inocentes, como em "Let's Start a Band", sobre como é legal montar uma banda de rock, ou em "Mr. Rock & Roll", um tributo cheio de respeito a um velho roqueiro.
Ouvindo o frescor da música da pequena Amy, dá para entender por que a moçada nunca parou de ouvir e ainda sonha em montar uma banda. Que venham mais Amys, ainda melhores que esta. Logo.
(LEANDRO FORTINO)


Texto Anterior: Supergirl
Próximo Texto: Adele, 19
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.