São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA

DVD ensina passos idênticos aos do filme americano "Hip Hop no Pedaço", sobre a disputa entre grupos de dançarinos de break em Los Angeles

Manual para b-boys

DA REPORTAGEM LOCAL

A proposta na capa do DVD "Entre Nesta Dança", de ensinar pela TV os complicados passos para se tornar um b-boy (dançarino de hip hop), parece absurda. Mas, pelo modo como a aula do coreógrafo Dave Scott é conduzida, dá até para acreditar que é possível, na pista de dança de uma noite de black music, arriscar uns passos um pouco mais ousados.
O DVD complementa o filme americano "Hip Hop no Pedaço", uma história de grupos de dançarinos de hip hop que se enfrentam em um ringue. Vence quem conseguir mais aplausos do público. No tutorial (que deve ser alugado na locadora separadamente), algumas coreografias mais simples do filme são mostradas passo a passo.
Tudo, é claro, depende de muita dedicação e treino, ou seja, assistir ao DVD apenas uma vez não fará nenhum milagre. Mas é possível aprender alguns movimentos básicos, como o "waving", em que o dançarino mexe os braços como uma onda ("wave", em inglês), de um lado para o outro.
Aquela coreografia que simula um robô é chamada de "ticking" e, para ser executada, depende de controle dos músculos dos braços, peito, pescoço e panturrilhas. O coreógrafo assegura que dá certo, assim como os "freezes" e "poses", que são as finalizações de um passo, com o b-boy inventando uma pose bem radical para ficar congelado, por exemplo, equilibrado apenas com a mão.
Mas mais divertido do que ficar em frente ao espelho treinando os passos complicados de hip hop é prestar atenção na tradução supercarioca das legendas. "Crew" (equipe) vira "bonde"; "only love" (só amor) vira "só love", à la Claudinho & Buchecha; e há até um "bolado", gíria do Rio que pode significar "irritado". Tinham de ter avisado o tradutor que o lançamento é nacional. (LEANDRO FORTINO)

Texto Anterior: Sexo & Saúde - Jairo Bouer: Quem tem HPV pode fazer sexo oral?
Próximo Texto: Música: A importância de ser fiel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.