São Paulo, segunda-feira, 11 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livros

Clarice pergunta o que é o amor

No recém-lançado livro "Entrevistas", a autora de "A Hora da Estrela" pede para personalidades definirem o indefinível

LEANDRO FORTINO
DA REPORTAGEM LOCAL

A jornalista e escritora Clarice Lispector (1920-1977) explorava muito bem o significado da palavra amor, como mostrou em vários contos, como "O Amor" (da coletânea "Laços de Família"), ou em romances, como "A Paixão Segundo G.H.".
Mas a questão "o que é o amor?" extrapolava sua obra e era uma das suas "três perguntas clássicas" que fazia em boa parte das entrevistas que conduziu com personalidades para as extintas revistas "Manchete", no final dos anos 60, e "Fatos e Fotos: Gente", em meados dos anos 70.
As outras eram: "Qual é a coisa mais importante do mundo?" e "Qual é a coisa mais importante para a pessoa enquanto indivíduo?". Algumas dessas conversas estão no recém-lançado "Entrevistas".
Quem era importante há mais de 30 anos, seja na música, seja na literatura, seja no esporte, passou pelo questionário de Clarice e muitas vezes por essa pergunta aparentemente simples. Quando entrevistou Zagallo, por exemplo, enquanto o técnico de futebol pensava, ela refletiu: "É provável que ele, como a maioria das pessoas, nunca tenha parado o movimento da vida para reflexionar sobre a vida, e sobretudo para se fazer essa pergunta capital".
Após longo silêncio, ele respondeu, "É um sentimento recíproco", e Clarice descreveu: "[ele] Pareceu aliviado de ter enfim definido o indefinível".
Já que amanhã é Dia dos Namorados, o Folhateen selecionou algumas respostas do livro e propõe a você a seguinte reflexão: o que é o amor? Mande para folhateen@uol.com.br.

VAI LÁ
O Museu da Língua Portuguesa (praça da Luz, s/nš, Centro) abriga exposição em homenagem à escritora no ano em que se completam três décadas de sua morte; intitulada "Clarice Lispector - A Hora da Estrela", fica em cartaz até 2 de setembro. A entrada custa R$ 4 (gratuita aos sábados), e o museu fica aberto de terça à domingo, das 10h às 17h

ENTREVISTAS
Clarice Lispector
Editora Rocco
R$ 29 (232 págs.)


Texto Anterior: Sexo & Saúde - Jairo Bouer: Dia dos Namorados
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.