São Paulo, segunda-feira, 11 de julho de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER jbouer@uol.com.br

Não se assuste com as mudanças no corpo

Se você está de cabelo em pé com as mudanças no seu corpo ou ainda se está preocupado com a demora delas, não se assuste! Aproveitando o infográfico que o Folhateen traz na página 6, sobre como fazer a barba, leia dicas sobre essa fase.
1- Não adianta ficar angustiado com atrasos nas mudanças de seu corpo. Cada pessoa tem seu ritmo de desenvolvimento. Estatura, músculos, pelos, voz e tamanho do pênis ou das mamas se definem na hora certa.
2- Masturbação não dá espinhas. É mito que masturbação faz as espinhas aparecerem. Não acredite nessa história. Espinhas têm a ver com mudanças hormonais próprias dessa fase.
3- Transar não muda o corpo da gente. Sexo não faz o pênis ficar maior do que é (a não ser na hora da ereção, é lógico) e também não deixa as meninas com os quadris mais largos.
4- Voz desafina mesmo. As mudanças na laringe e nas cordas vocais, provocadas pela testosterona (hormônio masculino), fazem a voz dos meninos oscilar (mais grave, mais aguda) por alguns meses.
5- A primeira ejaculação chega mais tarde do que os pelos pubianos. A ejaculação é uma das últimas mudanças no corpo do garoto, vem ao final da puberdade.
6- Depois da primeira menstruação, o ritmo de crescimento das garotas desacelera. O fechamento das cartilagens de crescimento pela ação de hormônios vai acabando com a fase de estirão (crescimento rápido).
7- Mamas variam muito de tamanho de uma garota para outra. O tamanho das mamas tem a ver com uma série de fatores, como a genética. Não é porque uma menina começou a se desenvolver mais cedo que ela vai ter mamas maiores do que a amiga que começou mais tarde.
8- Garotos e garotas têm iniciado seu desenvolvimento físico mais cedo. Uma dieta mais rica em nutrientes, mais gordura corporal acumulada desde mais cedo e até estimulações visuais mais frequentes podem estar tornando essa nova geração mais precoce do que as anteriores no seu desenvolvimento.


Próximo Texto: Outro lado: Profissão preguiça
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.