São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Demoro para gozar

1
"Tenho 19 anos e demoro muito para gozar. Sinto prazer, mas não chego facilmente ao orgasmo. Só consigo em uma única posição, com a mulher em cima de mim. Isso é normal nos homens? Como devo proceder para chegar ao orgasmo em outras posições?"

2
"Nunca precisei operar de fimose, mas minha pele não cobre totalmente a cabeça do pênis. É verdade que quem não tem mais essa pele fica com menos sensibilidade na hora da transa e pode não conseguir a ejaculação?"

COMO MUITAS garotas, os homens também podem demorar e ter dificuldades para "chegar lá". E, como o sexo oposto, na maior parte das vezes as dificuldades dos homens com a demora da ejaculação e do orgasmo têm origem em questões emocionais. Inexperiência, nervosismo, medo de falhar, cobrança pessoal muito grande, ansiedade em relação à performance sexual, tudo isso pode depositar um "peso" extra na questão do prazer.
Em relação à questão das posições, a razão que pode explicar a exclusividade do prazer em uma única modalidade é o "costume" e uma aparente "segurança" em relação ao sucesso do orgasmo nessa situação.
Tudo bem que existe a questão do gosto e da preferência em relação a determinadas posições, mas não é boa idéia que o garoto se sinta "aprisionado" em um único modo de fazer sexo. É bom que ele possa variar, escolher e se sentir mais à vontade na hora da transa. O mesmo vale para as garotas que se queixam que só conseguem fazer sexo de um ou de outro jeito.
Em relação à questão do prepúcio (pele que recobre o pênis), sua ausência ou sua presença têm um efeito, em geral, modesto na questão da demora da ejaculação. Explico: os garotos que têm prepúcio acabam ficando com a glande (cabeça do pênis) menos exposta. Isso faz com que, no momento do sexo, ela possa ficar mais "sensível".
Assim, pode acontecer que esses garotos, no início da sua vida sexual, acabem se queixando de um pouco de incômodo e até de uma sensibilidade exagerada. Alguns chegam a dizer que ejaculam rápido demais. Mas, provavelmente, a grande responsável por essa velocidade é a ansiedade do iniciante e não a sensibilidade da glande.
Já os garotos que não têm prepúcio (porque fizeram a cirurgia de remoção, o que pode acontecer em casos de fimose), acabam tendo sua glande mais exposta, o que faz com que ela não fique tão sensível. Assim, em teoria, eles poderiam demorar um pouco mais para chegar ao orgasmo e ejacular. De novo aqui, a questão da sensibilidade da glande tem um papel pequeno nessa história.
O grande vilão das demoras do orgasmo e das dificuldades de ejaculação é me smo o fator emocional.


Texto Anterior: Baladas Legais
Próximo Texto: Internet: Em uma questão de minutos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.