São Paulo, segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

cartas

Sexo no namoro, arte no rock, a falta da música eletrônica e a triunfante volta do Europe

Folhateen é arte
"Sou professora de história da arte e uso o Folhateen como forma de incentivar a leitura de jornal entre os alunos, visto que o hábito é inexpressivo, quase nulo, entre as turmas que leciono. Mas escrevo para enaltecer a matéria "O rock imita a arte" (ed. de 4/9). Simplesmente fantástico, original e fascinante o trabalho divulgado."
LUCIMAR DE SOUZA RIBEIRO MUTARELLI, 37, São Paulo, SP

Sexo e namoro
"Com relação à matéria do dia 4/9, sobre adolescentes dormirem com o(a) namorado(a) em casa, por que não descomplicamos as coisas?! Acho que a questão é, mais do que transar em casa, se o sexo faz parte do namoro. Atualmente sim. Mas, refletindo na beleza, na profundidade e na complexidade do sexo, dá para ver que ele não foi feito para ser componente de um namoro, por mais sério que esteja o relacionamento. Certamente há uma pressão enorme sobre os jovens para que, cada vez mais cedo, façam sexo. Mas é preciso mostrar a eles toda a beleza do amor. É urgente mostrar que o sexo vai muito além do instinto e da busca pelo prazer. É paradoxal que, "fazendo amor", se gere filhos indesejados, dor, mágoa, remorsos, arrependimentos, ressentimentos etc. É isso o que queremos para nossa sociedade?!"
ANA SASAKI, 31, São Paulo, SP

"Air guitar"
"Sinceramente, eu não agüento mais ouvir falar de emo e indie! Os leitores não param de mandar cartas inflamadas e o caderno não pára de "pôr lenha". Caramba! Se odeiam tanto para que perder todo esse tempo brigando com uma moda que estará morta daqui a uns dois anos? Caiam na real, que eu vou tocar minha "air guitar'!"
ANA BOURG, 17, Caraguatatuba, SP

Euromágoa
"Eu estou um pouco magoada porque, a cada segunda-feira que abro o Folhateen, fico na expectativa de ver pelo menos uma minúscula fotinha do Europe. Eu acho que não existe mais nenhum jornal ou revista que eu possa confiar a não ser em vocês. Por isso publiquem alguma coisa do Europe, por favor, nem que seja uma minúscula reportagem. Prometo que se vocês publicarem alguma coisa não mandarei mais nenhuma carta."
FERNANDA LUIZA FREITAS, 17, Ouro Preto, MG

FOLHATEEN:Sem mágoas, Fernanda. Olha só: a banda sueca Europe nasceu em 1983 e estourou três anos depois com "The Final Countdown". Essa música fez tanto sucesso nos anos 80 que foi usada até num comercial das Forças Armadas brasileiras! Aí, quando você tinha dois anos de idade, o Europe acabou... Mas voltou triunfante em 2004 (foto acima), com o CD "Start From the Dark". O sétimo álbum deve sair no mês que vem. E não precisa cumprir sua promessa: escreva o quanto quiser.

Cadê a música eletrônica?
"Embora não seja mais teen há anos, continuo lendo o caderno. No entanto, o Folhateen está deixando a desejar no quesito música eletrônica. Frequento raves e baladas onde tocam house progressivo, electro e (o que tem melhor atualmente) psytrance e não vejo nada sobre isso no caderno. É sempre o velho rock, que vive tentando se reinventar sem sucesso. Gigantes do psytrance vêm ao Brasil, raves reúnem mais de dez mil jovens, e o Folhateen ignora completamente. Será que os teens de hoje só querem saber de rock? Duvido."
ROGÉRIO FAILACE, 28, São Paulo, SP


Escreva pra gente! Criticando, elogiando ou só para matar o tempo: folhateen@uol.com.br. Ou envie carta para Folhateen (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900). Importante: mande nome completo, idade e cidade onde mora O grupo de apoio do Folhateen no segundo semestre de 2006 é formado por Aline Baleeiro Nordi, 17, Evelyn Rurie Saizaki, 16, Mariana Biderman Soares de Azevedo, 15, Ricardo Gomes de Oliveira, 22, Ricardo Tenório Coelho dos Santos, 16, e Teresa Perosa, 17; quem quiser fazer parte do próximo, escreva dizendo o que acha do caderno.


Texto Anterior: Dois críticos trocam e-mail
Próximo Texto: Sexo & Saúde - Jairo Bouer: HIV, DST e seus riscos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.