São Paulo, segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

dvd

As 3 missões de Rambo

Trilogia sai em dvd; primeira fita é como "Dogville", mas sem casas pintadas no chão

IVAN FINOTTI
EDITOR DO FOLHATEEN

1
Uma pessoa chega numa cidadezinha de caipiras americanos. A pessoa só quer paz, mas os pacatos cidadãos inisistem em maltratá-la. No final, de saco cheio, a pessoa destrói a cidade. Esse é o argumento do ultracabeça "Dogville" (2003), primeiro filme da trilogia americana do dinamarquês Lars von Trier. Mas é também a sinopse do sensacional "Rambo: Programado Para Matar" (1982). Filmaço: Rambo usa táticas selvagens contra os policiais nas sinistras e gélidas matas americanas. Tem política: ele é rechaçado pela sociedade porque perdeu a guerra do Vietnã. Tem crítica social: ele não arruma emprego, apesar de ser herói de guerra. Tem ação: isso nem precisava dizer.

2
Uma pessoa chega a um local onde não deveria mais haver ninguém preso, mas há. Ora, que repetitivo! Grace Mulligan, em "Manderlay" (2005), segunda parte da trilogia de Trier, vai lutar contra a escravidão (já abolida) em uma fazenda em 1930. Rambo vai soltar os prisioneiros de guerra (já terminada) em um campo vietnamita em 1985. Esse filme não é bom como o primeiro; é muito américo-patritótico, mas é o que colocou Rambo no panteão da cultura pop. E também o título em português, que virou sinônimo para qualquer coisa que se vá fazer duas vezes: "Rambo 2 - A Missão" (1985).

3
A ida do supersoldado ao Afeganistão em "Rambo 3" (1988) é chata. Mas do jeito que as coisas vão, Lars von Trier vai copiar o roteiro de novo e depois revelar que sua trilogia chique foi inspirada no Rambo. Isso sim seria realmente legal.

RAMBO: A SAGA COMPLETA - 4 DVDS (UM SÓ DE EXTRAS)
Diretores : Ted Kotcheff, George P. Cosmatos e Peter MacDonald
Elenco : Sylvester Stallone e Richard Crenna
Anos : 1982, 1985 e 1988

RAMBO: PROGRAMADO PARA MATAR
RAMBO 2 - A MISSÃO
RAMBO 3



Texto Anterior: música: Emo
Próximo Texto: +DVDs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.