São Paulo, Segunda-feira, 11 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO
Perigo da dependência se aproxima e garoto nem percebe

ROSELY SAYÃO
Colunista da Folha

"Estou com um problema: quando não tomo nenhuma bebida alcoólica e tenho que transar, eu gozo rapidinho. Já quando tomo algumas, eu demoro para gozar. Por que será que isso acontece? É algum problema? O que tenho que tomar? Sempre usei camisinha e posso afirmar que sou bem responsável."
resposta Realmente você não tem um, mas alguns problemas. E o primeiro deles é essa associação que você está fazendo com o sexo e a droga. Assustado? Álcool é droga, sim. É lícita, mas é droga. Tem gente que usa álcool na boa, como diversão e, por isso, sabe dosar. Mas tem gente que faz com o álcool, ou outra droga qualquer, uma relação de dependência. E, pelo jeitão da coisa, é isso o que você está quase fazendo, não é? Olha bem: quando você toma umas, demora para ejacular e, quando não toma, goza rapidinho. Olha o perigo aí, chegando sem você nem perceber!
Quase todo mundo hoje acha que o uso de algum tipo de droga facilita a vida: é droga para dor de cabeça, para impotência, timidez, para músculos, para regime, tensão, insônia, ansiedade e tudo o mais. E olha que só estamos falando de drogas lícitas. Droga é procurar soluções rápidas e mágicas para resolver os problemas, isso sim. E sem essa de trocar de droga, ou seja, achar que deve substituir uma droga, o álcool, por outra, algum remédio. Você precisa é se dar tempo para curtir o prazer. Resista a essa tentação.
Resista porque toda a sua responsabilidade em praticar o sexo com segurança pode ir por água abaixo por causa dessas umas e outras que você toma antes de transar. Sabia que quem bebe pode perder a responsa e simplesmente se esquecer de colocar a borrachuda na hora H? Nem pensar em correr esse risco, certo?
E olha outra droga na sua vida: você diz que tem que transar! Tem que transar porcaria nenhuma. Ninguém tem que transar. Todo mundo pode transar, se quiser. Todo mundo pode querer transar. Mas ter a obrigação de transar estraga qualquer prazer. Vai ver que é por isso que você ejacula logo: para terminar rapidamente a "obrigação".
Cai fora dessa pressão para ter a chance de curtir o prazer sem pressa, sem neura, com segurança e prazer.


Rosely Sayão, 48, é psicóloga. Se você tem dúvidas sobre sexo, escreva para o Folhateen ou para roselys@uol.com.br


Texto Anterior: Cartas: Aproveite este espaço para botar a boca no trombone! Vale enviar mensagem por correio, fax ou e-mail
Próximo Texto: Sim/Não: Você acha que a violência em São Paulo aumentou com as fugas da Febem?
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.