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RONALDO LEMOS - ronaldolemos09@gmail.com
Quem tem medo de Amanda Palmer?
CONHECI AMANDA Palmer
na semana passada, em
uma reunião nos EUA.
Amanda é música, fez
parte da banda The Dresden Dolls. Está agora em
carreira solo e tem aparecido em colunas sociais por
namorar Neil Gaiman, criador da épica série de quadrinhos "Sandman".
A reunião aconteceu em
Harvard e tratava do futuro
da música. Na sala, o diretor da RIAA (entidade que
representa as gravadoras
americanas, famosa por
processar usuários que baixam músicas), executivos
de grandes gravadoras e
professores. Mas foi Amanda quem roubou a cena.
Primeiro porque, no meio
de tantos engravatados, sacou seu uquelele e cantou
uma versão de "Creep" do
Radiohead, gritando forte
"I Don't Belong Here" ("não
pertenço a este lugar").
Fiquei impressionado. É
preciso ter coragem para
cantar, sem qualquer amplificação, no meio de uma
sala cheia de gente "séria".
Ela é performer de verdade.
Não tem medo do que faz.
Mas sua contribuição
mais importante foi sobre o
futuro da música.
No meio do debate, ela
contou sua história. Seu último EP (bit.ly/bqBZ6F),
com sete músicas, foi colocado à venda on-line por 84
centavos de dólar (cerca de
R$ 1,40). Esse era o preço
mínimo: quem quisesse poderia pagar mais. Em um
mês, faturou US$ 100 mil. O
preço médio ficou, voluntariamente, em R$ 6.
É claro que não existe mágica. Ela só conseguiu fazer
isso depois de mais de seis
anos de trabalho. Sua visão
é que, com a crise da indústria, o mercado da música
melhorou. Em vez de superstars, surgiu uma "classe média" de artistas. Não ficam
milionários, mas conseguem se manter cultivando
uma base de fãs.
Ela diz que a ferramenta
mais importante para sua
carreira hoje é o Twitter
(@amandapalmer).
Concordo com ela. Onde
muita gente vê crise, existe
na verdade um universo de
oportunidades. Mas, como
seu exemplo demonstra,
tem de trabalhar. Ficar só
reclamando não adianta.
JÁ ERA
A "new grave" do White Lies e do Glasvegas
JÁ É
Gayngs, Twin Shadow, Hurts etc.
JÁ VEM
EBM voltando a ser cool, como as festas da Wierd Records (bit.ly/cNcPqY)
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