São Paulo, segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

música

Turnê do barulho

DVD mostra o que aconteceu durante a vinda do Nirvana a São Paulo, em 1993

LEANDRO FORTINO
DA REPORTAGEM LOCAL

M esmo morto há mais de 12 anos, Kurt Cobain, líder do Nirvana, é ainda um dos artistas que mais encheram o bolso de dinheiro em 2006, segundo lista da revista "Forbes".
A viúva dele, Courtney Love, abocanhou nada menos que US$ 50 milhões neste ano, prova de que o ícone grunge continua vivo entre roqueiros que mal sabiam andar quando o trio de Seattle passou pelo Brasil.
Antes disponível somente no formato caduco VHS, sai agora no Brasil em DVD "Live! Tonight! Sold Out!!", registro das turnês que a banda fez entre 1991 e 1993, ano do lendário show no estádio do Morumbi (aquele da imagem de Kurt cuspindo na lente da câmera).
Ficou nas mãos de João Gordo a tarefa de anunciar a apresentação, e isso é uma das primeiras cenas que vemos.
A partir daí, todo o material é picotado demais e misturado sem nenhuma preocupação de linearidade temporal. Seguindo a idéia concebida por Kurt, o diretor de videoclipes Kevin Kerslake costurou partes de shows diferentes do mundo todo, além das brasileiras.
Então, vemos a versão avacalhada de "Smells Like Teen Spirit", no programa inglês "Top of the Pops", em 1991; alguns shows na terra natal da banda durante o ano de 1992; um clipão de "Noise", com pedaços de shows e cenas de bastidores em diversas cidades do mundo (Nova York, Bruxelas, Reading, Londres, Seattle...); e até uma apresentação de "Something in the Way" em Tóquio, em 1991.
Como na época do VHS não havia extras, o lançamento digital traz cinco músicas da melhor gravação de um show do trio, em Amsterdã, em 1992.
Falta agora sair em DVD o excelente documentário "1991: The Year Punk Broke", que mostra a turnê européia do Sonic Youth com o Nirvana em 1991. Lá está o início de tudo, mas aqui é um bom começo.


Texto Anterior: Filmes, filmes, filmes...e mais filmes
Próximo Texto: Foo Fighters acústico soa falso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.