São Paulo, segunda-feira, 12 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

"Descobri que fui traído por minha namorada. Estamos juntos há um ano, e eu também a traí uma vez, em uma balada. Na época, ela me perdoou. Agora, ela me traiu com um amigo dela. Não sei o que faço! Devo perdoar-lhe? Ela diz que me ama, e eu também a amo."

Traição dói, mas pode fortalecer relação

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Traição é sempre um assunto delicado de ser tratado. Embora histórias de traição sejam frequentes nos relacionamentos atuais, principalmente entre os mais jovens, esse é um tipo de situação que deixa as pessoas bastante aborrecidas e magoadas.
O que deve pesar em uma decisão de manter ou não um relacionamento quando se descobre que foi traído? Talvez o fator mais importante a ser levado em consideração é quanto você gosta da pessoa e qual o futuro que imagina para o relacionamento.
Você diz que ama sua namorada e que ela ama você. Os dois têm uma história de quase um ano e, provavelmente, planejavam seguir juntos. Será que vale a pena romper com esse plano e com esse sentimento por conta de um fato isolado?
Será que os dois não são capazes de superar essa situação, amadurecer com ela e ter uma relação de mais confiança e mais cumplicidade daqui para a frente? Você mesmo traiu sua namorada em uma balada, o casal superou a crise e, de fato, parece que você mudou depois do que aconteceu.
Isso não quer dizer que qualquer traição deva ser perdoada e deixada de lado como se fosse a coisa mais banal e corriqueira do mundo. Não é! Traição é muito chato, abala as bases de qualquer relação, deixa as pessoas tristes e com a auto-estima prejudicada a ponto de colocar a relação em risco.
As pessoas deveriam avaliar e pensar muito antes de assumir um comportamento que vai deixar o parceiro triste e que vai colocar em risco o futuro do casal. Mas essas mesmas pessoas podem ganhar muito com a chance de pensar melhor no que fizeram e de aprender a ter um comportamento mais maduro.
Relações acabam e, muitas vezes, a traição é apenas uma porta de saída mais rápida para um sentimento que estava agonizando. Mas essa não parece ser a situação de vocês. Se você acha que o sentimento dos dois dá conta de superar essa traição e ganhar ainda mais força e qualidade, que tal dar uma chance?
Mas essa é uma decisão que só pode ser tomada pelos dois, juntos, levando tudo isso em consideração, certo? Boa sorte!


Jairo Bouer, 37, é médico.
Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou para jbouer@uol.com.br



Texto Anterior: Novidades para o mundo do MP3
Próximo Texto: + Saúde: Mais cuidados com o corpo no verão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.