São Paulo, segunda, 12 de julho de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Parte histórica e criptografia são destaques

da Reportagem Local

O gerente de tecnologia de produtos do Universo Online, Sérgio Esteves, 27, fez uma análise de "Vírus: Uma Ameaça Letal", o livro escrito em parceira virtual por Bruno e Pedro. Ele é formado por 17 capítulos e, apesar de se concentrar em vários aspectos relacionados a vírus, também fala de Internet e hackers, por exemplo.
Para Esteves, o livro informa em linguagem simples, mais indicada para leigos, como funcionam as coisas na Internet. "A melhor parte é a que fala sobre criptografia, no capítulo 16. Na definição dos autores, criptografia é a "forma de codificar mensagens a fim de que ninguém, exceto quem saiba decodificá-las, possa lê-las.
Na parte técnica sobre vírus, apesar de bem completa, o ritmo é cansativo, avalia Esteves. "Mais legal é a que não descreve os vírus, trata de sua evolução histórica." E faz mais duas observações.
Um problema de qualquer livro sobre o tema é que ele tem prazo de validade, em um ano está desatualizado porque a relação dos vírus e dos antivírus, o que eles fazem e o seu modo de funcionamento mudam muito rápido. "A divisão dos capítulos poderia ser mais funcional", completa Esteves.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.