São Paulo, segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Felizes para sempre?

Como lidar com a possibilidade do fim de um namoro? Quem nunca passou por isso? Não é fácil mesmo! E, quanto mais se está envolvido, mais dolorosa e sofrida é a "ameaça" da separação. É muito difícil estar um dia "namorando" e, no dia seguinte, se imaginar "separado". Essa transição, às vezes muito rápida, deixa muita gente se sentindo solitária e sem chão.
Será que os jovens são mesmo mais instáveis e precisam passar por várias experiências antes de encarar uma relação mais definitiva? Muitos sim e muitos não. Há gente que precisa trocar de namoro até esgotar todas as possibilidades (ou até ficar mais maduro). Outros, desde cedo, se vinculam a uma relação mais séria. Não há certo ou errado! Existe o que funciona para cada um.
No processo de crescimento emocional do jovem, muitas vezes, faltam experiência e maturidade para lidar com eventuais questões trazidas por um namoro. Toda a vez em que duas pessoas assumem um compromisso, elas fazem algumas escolhas e opções e percebem que têm que abrir "espaço" para o outro.
Abrir "espaço" não significa abandonar a vida pessoal! Cada um dos dois tem que estar inteiro para que a relação funcione.
É lógico que devem existir independência e liberdade. Namoro não é prisão! Pelo contrário, ele deve ser justamente um campo fértil, talvez mais seguro, talvez mais protegido, para que cada um dos dois possa crescer.
E se, no meio do caminho, o vínculo fica instável, quando um dos dois tem dúvidas sobre o que quer? Será que cansou? Será que quer ter outras experiências? Relacionamentos acabam, é verdade! Mas outros tantos apenas enfrentam confusões e crises, que podem ser superadas. Respeito pelo outro, carinho, cumplicidade e, mais importante, vontade de ficar juntos, fazem toda a diferença na hora de avaliar o que fazer. E, muito importante, cuide bem da pessoa que, muitas vezes, gosta tanto de você.


Texto Anterior: Comportamento: Hitler por um dia
Próximo Texto: Foi dada a largada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.