São Paulo, segunda-feira, 12 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TUDO DE BOM

América em transe

Hypnotize
Artista:
System of a Down
Site: www.systemofadown.com
   
Chega a segunda parte da guerrilha empreendida pela esperança armênia-americana do metal em 2005. Após "Mezmerize", de maio, "Hypnotize" fecha o círculo do ótimo System of a Down.
O quarteto, liderado pela guitarra de Daron Malakian e pela voz de Serj Tankian, avança sobre os Estados Unidos com vontade de fazer sangrar os ouvidos da sociedade mais poderosa -e cada vez mais conservadora- do mundo.
Musicalmente, "Hypnotize" não é tão rico quanto seu antecessor, embora mantenha os mesmos níveis de agressividade. "Attack", que abre o disco, é pau puro, como é "Kill Rock'n'Roll". Há espaço até para sentimentos de fim de utopia, na pungente e dramática "Holy Mountains".
No cenário do new metal, porém, mesmo esse passo mais curto é suficiente para que o SOAD ganhe dos moleques chorões do gênero com sobras.
Comparado eternamente ao finado Rage against the Machine, de inspiração zapatista, o SOAD tem um discurso menos articulado nas letras. Essa "telegrafia" é seu maior trunfo.
Na velocidade metralhada com que Tankian cospe palavras de ordem, a galera ganha algo a gritar. Nos lances de melodias circulares, tomadas do folclore armênio, surge a tal hipnose que tenta forçar os EUA a se abrirem para o mundo. Nem que seja a marretadas. (MÁRVIO DOS ANJOS)

Texto Anterior: HQ: Quixote da periferia
Próximo Texto: Outros lançamentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.