São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

sexo e saúde

Masturbação não altera ritmo da menstruação

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

"Tenho 13 e me masturbava com uma escova elétrica na vagina. Parei por que achei que isso estava atrasando minha menstruação. Nunca menstruei! Tenho pêlos e peitos não muito formados. O que está acontecendo?"

Sua pergunta é boa e serve para a gente esclarecer duas dúvidas muito comuns das garotas no início da puberdade -essa fase acelerada de mudanças no corpo que todo jovem atravessa.
Só para esclarecer: masturbação não atrasa a menstruação. Ou seja, não é porque você se masturba que sua menstruação ainda não chegou! Ela não chegou simplesmente porque ainda não é a sua hora.
A masturbação é um jeito de o garoto e de a garota explorarem seu corpo e entenderem melhor como funciona o seu prazer. Ela é uma espécie de aprendizado para a vida sexual adulta. E cada menina tem um jeito diferente de explorar esse prazer! Só não vale escolher um jeito que acabe provocando dor ou machucando você.
Um dos órgãos explorados pelas meninas na busca do seu prazer é o clitóris, que fica logo acima da vagina (na região em que os pequenos lábios se juntam). O clitóris é uma estrutura delicada, e uma manipulação brusca pode causar mais desconforto do que prazer. Por isso você só precisa checar se essa história de escova elétrica não está machucando você, certo?
Quanto à sua menstruação, ela não está atrasada, não. Ela está apenas seguindo o ritmo natural do funcionamento de seu corpo. Não é porque outras garotas da sua classe já menstruaram que você também tem de ter passado por isso. Lembre-se: cada uma tem seu ritmo próprio.
Suas mamas e seus pêlos ainda vão se desenvolver um pouco mais até que a menstruação comece a dar sinal de vida. Nessa hora conta também a genética: se sua mãe, tias, irmãs e avós menstruaram um pouco mais tarde, você também deve demorar um pouco mais. Mas não se assuste com isso, você está dentro do seu tempo.
De qualquer forma, é uma boa idéia bater um papo com um ginecologista ou mesmo com seu pediatra para entender melhor o ritmo do seu corpo. Ele vai explicar o que se passa e poderá acompanhar o final da sua puberdade.
Para terminar, é importante que você entenda que não precisa parar de se masturbar para acelerar a chegada da menstruação. Mesmo sem masturbação, ela só vai chegar quando for a hora, quando seus hormônios mostrarem que seu corpo está mais maduro. E, na hora de se masturbar, escolha um jeito que não machuque você. Valem as mãos, os dedos, jato de água e muitas outras formas. É legal você descobrir qual é a sua.



Texto Anterior: Esporte: Veloz dentro e fora d'água
Próximo Texto: Científicas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.