São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

estante

Um guia para conhecer a droga que se vende em qualquer esquina

"O Cigarro"
Autor: Mario Cesar Carvalho
Editora: Publifolha
Quanto: R$ 9,90

Se eu lhe disser por quanto tempo eu fumei, ficará chato pra mim. Muito tempo, muitos anos. E sempre gostando. Só que, com o passar do tempo, sabendo com mais clareza que aquilo me dava prazer, mas me cobrava um preço alto.
Não estou aqui para chatear ninguém com conversa sobre os horrores de fumar. O que eu estou fazendo, então, é recomendando a leitura de um belo, sucinto e eficaz livro chamado, adivinha, "O Cigarro". Mario Cesar Carvalho, o autor, é jornalista, repórter da Folha e resolveu encarar o desafio de botar em forma de texto um monte de informações em torno dele, o cigarro.
Tudo reunido segundo um fio narrativo que retraça brevemente a história do próprio cigarro (invenção dos índios americanos, que alguns europeus levaram para a Europa) e a história das descobertas do mal que o cigarro faz.
Para quem parou de fumar há um ano e pouco e não quer voltar a fumar, o livro é uma bênção, porque esclarece e ordena muitas informações que a gente só sabe aos pedaços e, por isso, nem leva em conta.
Tudo está ali: os mecanismos que geram a sensação de prazer, as manhas da indústria para esconder os males causados pelo cigarro e até mesmo o comentário de Jean-Paul Sartre sobre o processo por que passou para conseguir se livrar do fumo. E é bem isso que justifica ler o livro: saber as coisas, para poder pensar melhor e evitar começar a fumar ou ganhar força para parar.



Texto Anterior: Folhateen explica: Assassinatos de jovens faz crescer índices de violência
Próximo Texto: Eu leio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.