São Paulo, segunda-feira, 13 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FALE COM A GENTE

CONTRA O ADÃO 1
"Foi com forte decepção que vi a incoerência do Folhateen de 6/7. O suplemento traz uma grande matéria sobre a discriminação mútua que há entre meninas adolescentes. Sabemos que essa é mais uma das discriminações que as mulheres sofrem em nossa sociedade. Entretanto, algumas páginas depois, o cartunista Adão Iturrusgarai dá dicas engraçadinhas de como "desovar" uma garota de sua casa depois de transar com ela. É um rosário de canalhices e de falta de respeito com o outro."
CAROLINA MARIA RUY, 32, São Paulo

CONTRA O ADÃO 2
"Muito admira a nós, leitores e assinantes, um jornal conceituado como a Folha publicar uma coluna humorística de extremo mau gosto, em que um colunista (um tal de Adão) fez o favor de escrever dez maneiras de se livrar de uma mulher depois de fazer sexo com ela. Piadas toscas, horríveis, machistas... Não é por sermos mulheres, os homens que leram também ficaram estarrecidos com o "humor" do escritor. O pior de tudo é que o Folhateen é destinado a adolescentes."
JULIANA LISBOA, 26, Boituva, SP

CONTRA O ADÃO 3
"O tal de Iturrusgarai se excedeu na vulgaridade e no mau gosto. Não sei que idade esse pseudo-humorista tem, mas o machismo subjacente em seu texto é pré-histórico. Além de vulgar na redação e no desenho, a matéria é extremamente desrespeitosa com o sexo feminino."
LUIZ FERNANDO KIEHL, 67, São Paulo

CONTRA O ADÃO 4
"Venho trazer-lhe o meu vivo protesto contra a seção "Humor" da edição de 6/7. Qual o sentido de induzir, aconselhar os jovens a serem perversos ou canalhas com as mulheres com as quais têm relação sexual?"
DURVAL CHECCHINATO, 73, Campinas, SP

CONTRA O ADÃO 5
"Não se trata de censura, até porque defendo a livre expressão de ideias, mas, dessa vez, o sr. Adão ultrapassou todos os limites da civilidade. Há anos, homens e mulheres maduros estão tentando um relacionamento mais equilibrado, mais justo e mais inclusivo. E vem o Adão com um conjunto de bobagens machistas, medíocres e cretinas. O jovem merece respeito e um tratamento educativo."
VALDIR AMADO DA SILVA, 55, São Paulo

Resposta do Adão aos comentários:
"Acho que o erro maior das pessoas incomodadas foi levar a sério uma coluna de humor. Não acredito que minha última coluna seja uma "má influência" para os leitores adolescentes deste caderno. Duvido que algum tenha utilizado minhas "dicas". Explicar que elas são forçadas, "irreais" e que jamais funcionariam na vida real seria subestimar a inteligência dos adolescentes. Também me acusaram de machista. Peço que essas pessoas leiam algumas tiras da minha personagem Aline. Estão opinando com desconhecimento sobre o meu trabalho. Não acho que controlar o humor vá resolver os problemas das pessoas e do mundo. Muito menos melhorar as coisas. Não acho uma boa coisa decidir do que se pode ou não se pode rir, já que o humor é uma coisa tão subjetiva e particular."


BLOG: blogdofolhateen.folha.blog.uol.com.br
E-MAIL: folhateen@uol.com.br
MSN: msndofolhateen@hotmail.com
TWITTER: twitter.com/Folhateen
REDAÇÃO: al. Barão de Limeira, 425, 5º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900


Texto Anterior: Top top
Próximo Texto: Quadro a quadro: Anatomia da acidez
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.