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SEXO & SAÚDE
JAIRO BOUER - jbouer@uol.com.br
Facebook é o vilão do boletim, diz estudo
NA ÚLTIMA semana, foi publicado um estudo feito na
Holanda que sugere uma relação entre o uso do Facebook e um pior desempenho
dos alunos na escola. Apesar de ser uma pesquisa inicial, feita com cerca de 200
jovens, ela traz considerações interessantes.
Segundo o estudo, jovens
que ficam conectados a redes sociais têm notas 20%
piores do que aqueles que
não permanecem conectados. Qual seria a causa?
Quem usa internet sabe
que é comum ter várias janelas e canais de comunicação abertos ao mesmo tempo. Assim, enquanto faz
pesquisas escolares e estuda, o jovem também "conversa" com amigos, posta
mensagens e fotos, checa o
que seus amigos escrevem,
baixa música e vê filmes.
Mal comparando, é como
se você abrisse um livro para estudar para uma prova,
mas também estivesse falando ao telefone, lendo
uma revista e assistindo à
televisão. É lógico que a
atenção e a concentração
devem ficar prejudicadas, e
a qualidade do estudo cai.
Muito já se disse sobre a
capacidade dessa geração
de ter uma atenção flutuante, ou seja, poder fazer várias coisas ao mesmo tempo,
sem prejuízo da qualidade
com que executa as atividades. Vamos combinar que isso é difícil de acreditar, não
é? Há um limite para isso!
Além do que, quem passa
horas conectado às redes sociais acaba tendo menos
tempo para estudar. Aliás,
esse foi outro resultado da
pesquisa. Talvez tudo isso
aponte para uma constatação óbvia: para focar sua
sua atenção na hora de estudar talvez seja uma boa
ideia ficar off-line das redes
sociais. Da mesma maneira
que é bom desligar a TV na
hora de ler um livro, certo?
Um grupo de pesquisa está fechando estudo de uso de
internet com mais de 10 mil
jovens de todo o Brasil. Daqui a algumas semanas,
conto o que constatamos.
Por enquanto, para saber
mais sobre essa pesquisa,
acesse bit.ly/csptgz. É isso!
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