UOL


São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA

Festival da Juventude exibirá 28 longas

Diversão em dobro

EDSON VALENTE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma das novidades da 27ª Mostra BR de Cinema, que começa em São Paulo na próxima sexta-feira e vai até o dia 30, fica por conta da ampliação do Festival da Juventude, que chega à quarta edição.
Em vez de uma sessão diária durante a mostra, estudantes do ensino médio poderão assistir gratuitamente a duas, às 10h e às 14h30 (confira programação acima). Para entrar no cinema, basta apresentar a carteira estudantil oficial.
"Muita gente pediu novos horários, já que o único dos anos anteriores (12h) era difícil para quem estuda tanto de manhã como à tarde", diz Renata de Almeida, 37, diretora de programação.
O ganhador do último Urso de Ouro (prêmio máximo do Festival de Berlim), o inglês "Neste Mundo", é um dos 28 que vão estrelar a "matinê" da mostra.
Todas as exibições acontecem no Cinearte (av. Paulista, 2.073, tel. 0/xx/11/ 3285-3696), com exceção de "Chicago", no dia 26, filme mudo que terá acompanhamento de um pianista no Cinesesc (r. Augusta, 2.075, tel. 0/xx/11/3082-0213).
A mostra traz neste ano 266 filmes no total, um recorde, que serão projetados em 18 salas -serão mais de 900 sessões.
Entre os destaques, está "Elefante", de Gus Van Sant, produção norte-americana que levou a Palma de Ouro no último Festival de Cannes -o mais badalado dos festivais europeus.
O diretor reuniu estudantes e atores para retratar o cotidiano de um colégio dos Estados Unidos, tentando explorar o terreno psicológico de massacres como o de Columbine, no Colorado, em que dois alunos mataram outros 12 e um professor e em seguida se suicidaram.
Chegam ainda a São Paulo os trabalhos mais recentes de profissionais já consagrados: são os casos de "Feel Like Going Home", de Martin Scorsese, e de "Coisas Belas e Sujas", de Stephen Frears.
Da leva dos dinamarqueses do movimento Dogma, que propõe um cinema sem efeitos especiais, haverá "Dogville", de Lars Von Trier, com a atriz Nicole Kidman, e "Dogma do Amor", de Thomas Vinterberg.
A programação completa do evento está no site www.mostra.org.


Texto Anterior: Fique atento
Próximo Texto: Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior: Schwarzenegger, McCartney e as loucuras da Califórnia
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.