UOL


São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

"Tenho 19 anos e estou com depressão. Estou no segundo ano do ensino médio. Ano que vem, faço cursinho. Meu cansaço e meu desânimo parecem infinitos e não me deixam fazer mais nada. Meus pais não me entendem. Estou em um ponto em que mal consigo falar. Eles não me deixam procurar ajuda porque, para eles, psicólogo e psiquiatra são só para loucos. O que faço?"

Psiquiatras e psicólogos não são para loucos

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

A dúvida da nossa leitora é muito importante porque mostra um problema que é muito comum hoje. A depressão afeta cerca de 20% das pessoas em alguma fase de suas vidas. Isso significa que, em média, de cada cinco pessoas uma vai enfrentar uma fase de depressão.
Tristeza, desânimo, falta de vontade, lentidão, choro excessivo, irritação, falta ou excesso de apetite, problemas no sono, dificuldade de manter a atenção e a concentração, queda do rendimento na escola ou no trabalho, tudo isso pode ser sinal de depressão.
Apesar de muito comum, a depressão ainda é ignorada por uma parcela grande da população. Muitas pessoas acham que quem está deprimido está fazendo corpo mole, quer ficar de papo para o ar, chora à toa etc.
Seus pais estão precisando de uma orientação, e você deve buscar ajuda e tratamento o mais rápido possível. Primeiro, um psiquiatra precisa pesquisar se existe algum problema orgânico (físico) que pode ser detectado. Um mau funcionamento da glândula tireóide, por exemplo, pode causar depressão. Depois, ele talvez precise receitar um medicamento (antidepressivo) para melhorar seu estado. Para terminar, é bem possível que ele também lhe recomende que faça uma terapia.
Quanto a seus pais, eles vão ter de entender que você está doente e que precisa de suporte. Se você tivesse febre e infecção na garganta, não teria de procurar um médico? Por que uma resistência tão grande quando se trata de uma doença que atrapalha as emoções?
Peça ajuda a alguém da escola -uma professora em quem confie ou uma orientadora- para que explique a seus pais o que está acontecendo. Mesmo que eles não queiram ajudar com dinheiro, muitos postos de saúde oferecem tratamento com psiquiatras e psicólogos de forma gratuita. Cheque os serviços mais próximos à sua casa.
Não apenas seus pais mas também boa parte da população precisa entender que depressão é um problema sério e comum. As pessoas que sofrem dessa doença precisam ser avaliadas e tratadas. E mais: psiquiatras e psicólogos não são para loucos. São para qualquer pessoa que esteja sofrendo e precisando de ajuda, certo?


Texto Anterior: Gravadoras puniram errado
Próximo Texto: +Sexo: Método anticoncepcional a ser usado por homens
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.