UOL


São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+SEXO

Método anticoncepcional a ser usado por homens

DO COLUNISTA DA FOLHA

Um estudo australiano mostrou que um método anticoncepcional para homens pode ser tão efetivo na prevenção da gravidez quanto a pílula feminina.
Os médicos australianos usaram uma combinação de hormônio masculino (testosterona), na forma de um implante embaixo da pele, com o hormônio feminino (progesterona), em injeções trimestrais, para evitar a gravidez. Foram testados 55 homens e nenhum deles engravidou sua parceira no período de um ano.
O método barra a produção dos espermatozóides sem interferir no desejo masculino. Quando ele foi interrompido, todos os homens voltaram à fertilidade em poucos meses.
Outros estudos já haviam sido feitos na tentativa de desenvolver um anticoncepcional masculino. Os problemas eram os efeitos colaterais e o risco de o homem não voltar a ser fértil após o uso do medicamento. Agora, parece que a combinação funcionou. Mas o novo método ainda precisa ser testado em mais gente, e os laboratórios precisam investir em um uso mais simples da combinação de hormônios. Uma das hipóteses é uma injeção única aplicada a cada três meses.
Resta também saber se os homens vão topar entrar com as parceiras nesse esquema de responsabilidade para evitar uma gravidez. Tomara que sim! Vamos esperar pelos resultados. (JB)


Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Psiquiatras e psicólogos não são para loucos
Próximo Texto: Científicas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.