São Paulo, segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

música

Metal que voa

Coletânea abrangendo toda a carreira é a melhor forma de conhecer o Led Zeppelin

PAULO RICARDO
ESPECIAL PARA O FOLHATEEN

Hipérbole do blues, o Led Zeppelin estabeleceu paradigmas no rock que vigoram até hoje. A banda mais pesada do mundo se distinguiu justamente pela capacidade de transitar pelo elétrico e pelo acústico com a mesma desenvoltura.
Muito antes da MTV, o Led já fazia longos sets desfilando suas influências do folk, da música celta e hindu, com John Bonham na percussão, sem falar nos longos solos de Page em coisas como "White Summer".
Tudo isso você pode ver e ouvir nesta coletânea, realmente a melhor maneira de conhecer a obra desta banda seminal sem adquirir todos os CDs e DVDs. James Patrick Page, o Jimmy, já era um bem-sucedido músico de estúdio quando foi convidado a substituir o deus Eric Clapton nos Yardbirds, em 68, mas logo depois montou sua própria banda, convidando o também experiente John Paul Jones para o baixo e os teclados, enquanto, por sugestão do ex-vocalista dos Yardbirds, Terry Reid (que, otário, recusou o convite de Jimmy), foi checar uma tal de Band of Joy. De lá, saiu com Robert Plant e John Bonham. Eles tinham apenas 20 anos.
Em pouco tempo, o Led já era uma das maiores bandas da época, tirando os Beatles do topo das paradas ("Hey Jude") com "Whole Lotta Love", produção genial de Page (que, aliás, produziu todos os álbuns do grupo) e que, na minha opinião, continua imbatível na mistura de peso & viagem. Todos eram músicos virtuosos, presenças de palco incríveis e criaram, além da música, uma iconografia ímpar, muito imitada, mas jamais igualada. Prova disso é o filme "The Song Remains the Same" e as milhares de capas de revistas da época.
Mas, após a morte precoce de Bonham em 1980, aos 32 anos, por overdose de vodca, a banda dignamente decidiu parar.
Contudo, Jimmy mostrou-se um espertíssimo administrador da herança e agora nos brinda com este lançamento, sensacional e graficamente primoroso, com o melhor de um grupo que se recusava a lançar singles ou coletâneas.
Com dois CDs e um DVD, e imagens inéditas de "Misty Mountain Hop" e "The Ocean", você vai entender por que o Led é a nave-mãe das bandas de rock pesado. Porque voa!


PAULO RICARDO , 44, foi jornalista musical nos anos 80, antes de se tornar astro de rock


MOTHERSHIP
(duplo - há uma edição especial com DVD)

Led Zeppelin
www.ledzeppelin.com



Texto Anterior: Primeiros imigrantes viajaram por 52 dias
Próximo Texto: Led em SP - só no cine
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.