São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

02 NEURÔNIO

Serotonina Buarque

JÔ HALLACK
NINA LEMOS
RAQ AFFONSO

Os eventos abaixo relatados são de um relatório científico que tenta provar a tese de que Chico Buarque é uma espécie de chocolate da música popular brasileira. Como se sabe, o chocolate aumenta o nível de serotonina no sangue, substância que gera a sensação de prazer e felicidade. E o experimento quase científico conduzido pela "02 Neurônio" pode atestar que os seres humanos submetidos à visão do cantor tiveram as mudanças extremas no nível triptofano, o aminoácido responsável pela produção da nossa amiga serotonina. Ou seja: Chico dá sensação de prazer e felicidade. Mesmo pra quem só dá uma olhadinha!
Tudo começou numa noite de sexta-feira, na mesma semana em que o grande assunto do Brasil foram as fotos publicadas que mostravam Chico com uma namorada. Ou uma amante. Enfim, uma mulher com quem ele se divertia na praia do Leblon. Esses fatos, aqui, são os que menos importam.
As cobaias de nosso experimento encontravam-se em seu habitat natural -a saber, uma pizzaria hype do Rio de Janeiro. Nesse ambiente é que foi introduzido Chico Buarque -apesar de todos falarem que ele iria desaparecer para sempre depois do incidente e que já teria pedido até asilo na França.
Cinco minutos depois da entrada discreta de Chico, verificamos que todos os presentes na pizzaria começaram a ter espasmos involuntários que atingiram o músculo esternocleidomastóideo. No linguajar popular, todos começaram a ter um grande torcicolo de tanto se virar para tentar ver Chico. Ou pelo menos um pedaço da sua camisa, se o ângulo não fosse favorável.
"Como é que pode? Todo mundo só quer saber dessa fofoca. As pessoas não têm mais o que fazer? Que absurdo", dizia uma das cobaias de nossa experiência. Que, logo em seguida, contava todas os detalhes da trama, com informações até de bastidores, porque a sua depiladora tem fontes quentes que juram que... Bem, isso não importa.
Quarenta minutos depois, os seres humanos que foram submetidos à visão de Chico tiveram níveis de serotonina elevados. Alguns apresentaram até sustos de euforia, rindo e gargalhando. E o melhor de tudo: ao contrário do chocolate, olhar para o Chico não aumenta o número de calorias!


Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: Visão de garoto: Superstições sentimentais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.