São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VISÃO DE GAROTO

Superstições sentimentais

JORGE BIDERMAN
ESPECIAL PARA O FOLHATEEN

Toda área costuma ter o seu guru: o mago da bolsa de valores, o sabe-tudo da informática, o gênio das passarelas... apesar de muitos deles, naturalmente, não passarem de enganadores. Nesta era de racionalidade, vieram substituir os antigos astrólogos, adivinhos e pais-de-santo. Entretanto, nem tudo se abriu sempre a previsões: o comportamento social-afetivo, por exemplo, só deu material sério para o assunto no início do século passado, com as descobertas de Freud.
"Invadindo a Mente dos Meninos", de Marina G., vai na contramão da história: são 128 páginas de puro preconceito e generalizações do tipo "meninos são muito covardes para tomar a iniciativa", todas sempre no indicativo. E o que é pior: a autora não perde uma linha para justificar suas maravilhosas hipóteses.
Simples assim: tudo tirado da cabeça dela, com a pretensão de estar acima da lógica. Nossas avós e tias-avós já nos avisam que "meninos amadurecem mais devagar que meninas" e ninguém precisa de um livro de crendices de tias-avós.


Jorge Biderman, 16, é aluno do segundo ano do ensino médio

Texto Anterior: 02 neurônio: Serotonina Buarque
Próximo Texto: Livros: Viagem pelo mundo das garotas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.