São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPANHA

Livro afirma estereótipo adolescente

DA REDAÇÃO

"Wanda é o protótipo da adolescente que as revistas insistem em promover (...) Nem eu mesma sou capaz de saber se a Wanda é assim porque quer parecer com as garotas que saem nas revistas ou se foram as revistas que repararam na Wanda e nas outras Wandas que tem aos montes pela cidade...", pensa Eva, sobre sua amiga. E é provável que o leitor de "Eva, Arrume um Bom Analista" (Objetiva, R$ 30), do espanhol Manuel Valls, conclua o mesmo de sua protagonista, de 14 anos.
A cidade à qual Eva se refere é Barcelona. Mas, embora ao longo da história ela cite lugares como a praça Virreina, os bairros Ensanche e Gracia e a avenida Diagonal, entre outros, Eva nunca leva o leitor a eles. O ponto de encontro das meninas não é a cidade espanhola e suas peculiaridades, mas os conflitos de sempre e de todo o canto: a família, os garotos, a escola. Até aí, tudo bem, se tais temas não fossem tratados com tantos estereótipos.


Texto Anterior: EUA: Suzannah conversa com fantasmas
Próximo Texto: Brasil: Menina de 13 anos descobre a cidade grande
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.