São Paulo, segunda-feira, 14 de junho de 2010

Texto Anterior | Índice

Heresias Pop

HOMENS DE MEIA FINA E CRUCIFIXO NA GENITÁLIA SÃO FÓRMULA MANJADA DE LADY GAGA EM "ALEJANDRO"

JAMES CIMINO
DE SÃO PAULO

Na semana passada, Lady Gaga lançou o clipe de "Alejandro", com referências religiosas e militares e uma melodia semelhante às da banda noventista Ace of Base.
No mesmo dia, uma azeda Katy Perry tuitou que "usar a blasfêmia como entretenimento é tão vulgar quanto contar uma piada de peido". Já o blog Opera Mundi comentou que a cantora estava usando imagens do facismo como maneira de entretenimento e chegou a compará-la à cineasta preferida de Hitler, Leni Riefenstahl.
Mas a trilha é só uma canção pop que aposta em referências polêmicas para fazer sucesso em grande escala. Além da base musical dos anos 90 (presente em outras canções suas, como "Poker Face" e "Bad Romance"), Gaga recorreu mais uma vez à lojinha do pop buscar "inspiração" para seu novo single.
Encontrou o que precisava na prateleira de tia Madonna.
Há homens de meia fina, sutiã com metralhadora, crucifixo na genitália e um apelo latino.
Se fosse possível descrevê-lo matematicamente, criando uma "lei de Gaga", seria assim: "Alejandro" = Ace of Base + "Vogue" + "Like Prayer" + "American Life" + "La Isla Bonita" + Steven Klein.
E, se um vídeo precisa ser descrito por referências óbvias e consagradas, é por não ter nada de muito original.
"Vogue", por exemplo, que segundo Gaga foi inspiração para "Alejandro" e que completa 20 anos neste mês, tem coreografia definitiva, clássica e inigualável.
Sua estética foi trazida das pistas nova-iorquinas e dos gays que dançavam imitando as poses da revista de mesmo nome. O que chegou mais perto do fenômeno "Vogue" foi "Single Ladies", de Beyoncé. Mas Gaga, em "Alejandro", passou longe.

Folha.com

Veja uma edição de "Alejandro" com "The Sign" do Ace of Base
folha.com.br/mm749001


Texto Anterior: Fãs que fazem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.