UOL


São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+SAÚDE

Gravidez adolescente cai mais de 20% em SP

DO COLUNISTA DA FOLHA

Uma pesquisa recente da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo trouxe um resultado animador: o índice de gravidez na adolescência caiu mais de 20% em São Paulo nos últimos anos. Boa notícia para um país que enfrenta uma taxa alta de meninas que engravidam.
Os estudos mostram que uma em cada cinco garotas engravida antes dos 18 anos no Brasil. É muito complicado para um casal jovem (e principalmente para uma garota) lidar com a maternidade. Filho exige muita atenção e dedicação.
A queda no número de gravidezes pode ter sido motivada pelo novo jeito de a secretaria lidar com os adolescentes nos postos de saúde. Não existem apenas informações e campanhas de prevenção. Há também atendimento psicológico e social para as garotas. Isso faz com que elas lidem melhor com suas dificuldades e acabem se cuidando mais.
Nos países mais desenvolvidos, a taxa de gravidez na adolescência é de 1% a 2%. No Brasil, ainda estamos entre 15% e 20%. Com informação, prevenção, métodos anticoncepcionais disponíveis gratuitamente nos postos de saúde, orientação e atenção psicológica e social, esse índice deve cair por aqui.
Para você que tem dúvidas sobre saúde ou prevenção de gravidez, a secretaria oferece o Disk Adolescente. Telefone 0/ xx/11/3819-2022 e confira! (JB)


Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Depressão exige tratamento médico
Próximo Texto: Científicas: Pele de sapo para queimadura
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.