São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 2008

Próximo Texto | Índice

Cartas

Trabalho em família
"Adorei a matéria de hoje :D ("Profissão obrigatória", ed. de 7/7). Estou passando por algo parecido. Meu avô é dono de uma empresa de refratários aqui da minha cidade, e todos os filhos dele fizeram administração.
Ele quer muito que eu faça, e a pressão é maior por eu ser a neta mais velha. Mas ele sabe que eu não me dou bem com os números (exatas). Ele pediu para eu fazer um teste vocacional, e eu fiz. O resultado foi: moda, música, psicologia e jornalismo. No final das contas eu optei por jornalismo, que sempre foi minha paixão. Ele aceitou numa boa, mas ainda está na esperança de que os outros dez netos optem por administração pra tocar a empresa pra frente."
RAPHAELA LUIZA VIEIRA DOS REIS

Jairo mandou bem
"Excelente o texto de Jairo Bouer, "Bebida e direção, não" (ed. de 30/6). Concordo com os argumentos. O Brasil está em uma situação em que uma medida drástica como essa tinha que ser tomada. O álcool e a direção são os principais responsáveis pela morte de muitos jovens. Um maior controle por parte das autoridades e uma maior rigidez na lei podem fazer com que a responsabilidade de cada indivíduo cresça. As multas para quem não usava o cinto de segurança ou para os que não respeitavam a faixa de pedestres tiveram a mesma repercussão: todos reclamaram. Entretanto, vemos que a penalidade é necessária. Com o tempo, todos concordaremos com a medida e veremos que inúmeras vidas foram salvas."
ANA KONESCKI

Mais lei seca
"Jairo Bouer em seu texto "Bebida e direção, não" (ed. de 30/6) foi brilhante. A bebida é a segunda maior causa de morte entre os jovens, perdendo apenas para o homicídio.
Com a criação dessa nova lei, famílias serão mais felizes, pois não precisarão mais ficar se lamentando pelas perdas de familiares em brigas e acidentes causados pelo abuso do álcool. Pais poderão dormir mais tranqüilos, pois não precisarão mais se preocupar com o consumo de álcool dos filhos, porque eles terão medo de perder a carteira e de serem multados. Tomara que o nosso presidente crie outras leis como essa, porque, com elas, nós só teremos a ganhar."
HENRIQUE MENEZES, 16, Florianópolis- SC

Motoristas sóbrios
"Concordo plenamente com o texto de Jairo Bouer "Bebida e direção, não" (ed. de 30/6). Em um país como o Brasil, não há nada mais eficiente do que o medo. Pode até ser que a lei seca seja um pouco exagerada, mas, se não for assim, as imprudências e mortes causadas pela combinação de álcool e direção não terão fim. É preciso mostrar aos brasileiros que a nova lei está diminuindo os acidentes e que a bebida pode pôr em risco a vida do motorista e de famílias inteiras.
Como a liberdade de beber algumas cervejas antes de dirigir não foi feita com responsabilidade e tampouco as imagens de carros destruídos, mães desesperadas e a perda de amigos não foram suficientes para conscientizar os brasileiros. Quem sabe "mexendo no bolso" essa situação mude. Certamente, as próximas gerações ficarão abismadas ao saber que bebíamos e, mesmo assim, ainda dirigíamos em alta velocidade."
GABRIELA VIEIRA DOS SANTOS, 17, Florianópolis SC


Escreva! Criticando, elogiando ou só para matar o tempo: folhateen@uol.com.br ou al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900. Mande nome, idade e cidade.

Para participar do grupo de apoio do Folhateen, escreva o que você acha do caderno e envie para nosso endereço eletrônico. Atenção, para integrar as reuniões você precisa morar em São Paulo.


Próximo Texto: Baladas Legais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.