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INTERNETS
Ronaldo Lemos - ronaldolemos09@gmail.com
Internet, a nova geração
Rupert Murdoch está preocupado com o Google. O
magnata da mídia, dono da News Corp. (que inclui a Fox, o seriado "House" e o "Wall Street
Journal"), acha que o site de buscas está competindo de
maneira indevida com ele. Isso porque o Google exibe,
nos resultados de pesquisa, notícias produzidas por vários grupos de mídia (como a Fox) sem ter uma política
de remuneração bem definida para isso.
A questão é complexa e merece uma discussão bem
maior do que o espaço desta coluna.
Por ora, quero falar de uma outra preocupação que
deveria estar no radar do sr. Murdoch. Trata-se da chegada da galera chamada de geração Z. São as crianças e
agora pré-adolescentes que nasceram a partir de 1995.
Obviamente, não dá para saber ainda características
definidas. Mas indícios mostram que essa geração promete virar de cabeça para baixo sua relação com a mídia.
Veja, por exemplo, a comunidade Creche e Escola Fake ("CEF" para os íntimos) no Orkut. Frequentada principalmente por crianças de 8 a 12 anos, ela é uma amostra das possibilidades (e problemas) que essa nova geração vai nos colocar. São hoje mais de 95 mil membros.
A comunidade funciona como uma espécie de novela
escrita coletivamente. As crianças pegam fotos de bebês
e de outras crianças que encontram na internet (de preferência bebês fofos de origem nórdica), criam perfis
falsos e começam a inventar histórias para os "fakes".
A coisa é complexa, especialmente porque as narrativas evoluem (as crianças crescem, namoram, casam) e
estão todas entrelaçadas. É como brincar de casinha,
mas elevado à infinita potência. Há desde concursos de
popularidade entre os "fakes" e os "offos" e as "offas" (as
pessoas reais por trás dos perfis "fake") até programas
de rádio com as últimas notícias.
A geração Y, hoje com 30 e poucos anos, conseguiu fazer coisas incríveis na rede, como a Wikipedia. Mas essa
geração falhou em construir coletivamente narrativas
estáveis e contínuas que pudessem abranger centenas
de milhares de pessoas. Ao que tudo indica essa é uma
tarefa que a geração Z faz sem pensar muito. E, com isso,
pode contribuir para redefinir a mídia estilo Murdoch.
MONITOR
JÁ ERA
Geração X (nascida entre 1966 e 1976) no centro das atenções
JÁ É
Geração Y (nascida entre 1977 e 1994)
JÁ VEM
Geração Z (nascida entre 1995 e 2012)
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