São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

02 NEURÔNIO

Um dicionário para a São Paulo Fashion Freak

Começa hoje a São Paulo Fashion Freak, o "bestiário semestral de moda" -como disse uma vez um macho amigo nosso. O mundinho está a mil e seus habitantes já compraram roupas novas nas liquidações para comparecer ao evento. Lá, falarão que o modelo comprado na última hora é "vintage".
As pessoas mais descoladas arrumarão um lugar na primeira fila, de preferência ao lado da Costanza Pascolato. Muitas "bichinhas quaquás" não vão conseguir entrar na sala por falta de convite. É que elas, coitadas, não são "hype" o suficiente, por mais que "customizem" suas roupas. O povo que importa, como fotógrafos, designers, stylists, jornalistas de moda, promoters, assessores de imprensa, estilistas, amigos de estilistas e clubbers emergentes, vai "chochar" essa gente "uó".
Não entendeu nada? Sorte a sua! Isso significa que você tem a sorte de não estar familiarizado com o que existe de pior nesse mundão fashion de deus. Mas, como achamos que todo mundo tem direito de entender o que as pessoas falam -afinal, faz parte da liberdade de expressão-, resolvemos criar um vocabulário para você.
Mundinho: Galera formada pelas pessoas que formam o mundo da moda. Na verdade, é uma panela, onde só é bem-vindo o povo (ver povo) descolado (ver descolados).
Vintage: A velha e boa roupa velha. Só que bem conservada. Sabe aquela calça da sua mãe dos anos 70 que você usa há séculos? Ela não é mais uma roupa que você roubou do baú, mas, sim, uma peça de colecionador sofisticado. Na verdade, qualquer roupa de brechó de igreja hoje é chamada de "vintage".
Descolados: Pessoas que são aceitas pelo mundinho porque: 1) aparecem em colunas sociais, 2) são artistas exóticos, 3) escrevem colunas em jornal, 4) são amigos de pessoas que escrevem colunas em jornal, 5) conhecem a Costanza Pascolato, 6) não são nada disso, mas sabem fingir.
Primeira fila: Uma espécie de primeiro mundo do mundo da moda. É o lugar dos sonhos, onde todos querem estar. Mas na realidade é só uma primeira fila de cadeiras
Costanza Pascolato: espécie de entidade do mundinho.
Bichinhas quaquás: termo preconceituoso criado pelos gays para denominar gays que têm menos dinheiro do que aqueles que usam o termo.
Hype: tudo o que é bom, incluindo a primeira fila, os descolados, a roupa "vintage", o mundinho e a Costanza Pascolato.
Customizado: a boa e velha roupa rasgada que usávamos na adolescência.
Povo: habitantes do mundo da moda, como descolados e pessoas "hype".
Chochar: o bom e velho fofocar, usar veneno, falar mal dos outros. A conhecida falta de educação.
Uó: tudo o que não é "hype", nem descolado nem ligado à Costanza Pascolato.
Saldão: a coisa que mais amamos, mas as pessoas "hypes" da moda fingem que não sabem o que é.


Texto Anterior: Científicas
Próximo Texto: Tecno: Cruzada contra sites infiéis busca respeito, mas fere liberdade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.