São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

>> Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Ela ainda não veio

"Sempre tive menstruação regular, já que tomo pílula há cinco anos. Mas, neste mês, ela ainda não veio. Sei que passei o mês todo muito nervosa, emagreci quase cinco quilos porque não comia e estou com anemia. Comecei a tomar vitaminas para estresse e remédio para micose. Será que isso influenciou? O que posso fazer?"

A PÍLULA, para a maior parte das mulheres, tem exatamente o efeito de regularizar as perdas de sangue mensais. A garota toma o comprimido, em geral, por 21 dias seguidos e, então, ela faz uma pausa de uma semana. A queda dos níveis de hormônio durante essa pausa acaba fazendo a parede interna do útero descamar, o que provoca o sangramento.
Esse processo de perda de sangue mensal induzido pelo uso da pílula pode ser alterado, como acontece com a menstruação normal, por uma série de fatores físicos e emocionais que acontecem com a gente. Nas garotas que não tomam anticoncepcional, o estresse, o uso de alguns tipos de medicamento, a anemia, um emagrecimento muito importante e a anorexia são alguns dos exemplos de causas de atraso menstrual. Também não podemos esquecer que mulheres que não tomam remédio para prevenção, fazem sexo sem proteção e engravidam também têm, obviamente, uma interrupção da sua menstruação durante seu período de gestação.
Supondo que você não deixou de tomar a pílula corretamente, ou seja, não se esqueceu dos comprimidos, nem atrasou o uso deles, praticamente se descarta a hipótese de uma gravidez não planejada. Dessa forma é provável que algum outro motivo esteja causando esse atraso. Dos fatores que você citou no e-mail, uma perda de peso muito rápida, associada à presença de anemia (concentração mais baixa de hemoglobina, que é o nosso "pigmento respiratório", no sangue), parece ser a candidata mais forte para explicar esse atraso em sua menstruação. Mas é claro que essa é apenas uma hipótese, que precisa ser verificada pelo seu ginecologista.
Garotas que enfrentam, por exemplo, a anorexia nervosa e que têm uma perda acentuada do seu peso, chegam a ficar meses sem menstruar. Esse é mais um sinal de que a "saúde" do organismo delas não está bem.
Por isso, além de checar com sua ginecologista o que está acontecendo com a menstruação, é importante localizar as causas desse estresse, que levaram você a perder peso e ficar anêmica. Muita gente enfrenta situações de tensão de uma forma diferente dessa que você está contando. Como administrar problemas, estresses, brigas, perdas, fases de transição faz parte dos inúmeros aprendizados que a gente tem que ter na vida, certo?


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Baladas legais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.